Alimentos com pouca humidade, como pão e amendoim, podem ficar no micro-ondas durante pouco tempo, apenas o suficiente para aquecer.
Isso porque, como possuem baixos níveis de humidade, se ficarem muito tempo dentro do aparelho, podem causar incêndio.
Alimentos com pele, membrana ou casca, como tomate, linguiça, batata, pimentão, entre outros, devem ser perfurados antes de irem ao micro-ondas. Isso porque, caso contrário, eles podem explodir.
O óleo é um produto inflamável, que alcança altas temperaturas com facilidade.
Assim, se colocado dentro do aparelho, pode causar explosão ou incêndio. Uvas também não podem ser aquecidas no eletrodoméstico, já que possuem níveis altos de água na sua composição, que podem causar explosão ou incêndios ao serem aquecidas.
Apesar de ser comum aquecer a água no micro-ondas para fazer chá, café ou cozinhar, tal não é recomendado. Porque é possível que o líquido atinja rapidamente o ponto de ebulição, fazendo com que o recipiente exploda dentro do aparelho. Também não é recomendado aquecer pimentas no micro-ondas, elas libertam gases que podem causar ardor nos olhos, pele, narinas e boca e também podem pegar fogo dentro do eletrodoméstico.
Há também alimentos que não oferecem riscos de explosão ou incêndio, mas que não ficam muito bons no micro-ondas. É o caso dos vegetais folhosos, como alface, rúcula, repolho, entre outros, que se aquecidos no aparelho ficam murchos e perdem todos os nutrientes.