<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Se está a planear dar um saltinho à praia este fim de semana tenha em atenção estes conselhos da Autoridade Marítima

12 Abril 2024
Forever Young

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) reiterou hoje os comportamentos de segurança que devem ser adotados nas praias e zonas costeiras face à previsão de um aumento das temperaturas no fim de semana.

Em comunicado, a AMN aconselha a vigilância permanente das crianças, que devem estar “sempre próximas de um adulto”, classificando como comportamentos de risco a aproximação da água, caminhar na areia molhada e virar costas ao mar sem uma distância de segurança, para evitar “ser surpreendido por uma onda”.

A entidade, responsável pela coordenação das atividades, de âmbito nacional, a executar pela Marinha e pela Direção-Geral da Autoridade Marítima, insiste que nesta altura do ano o mar continua a representar “um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima”, que criam “zonas de fundões, declives acentuados e maior ocorrência de agueiros”, a “maior causa de morte por afogamento nas praias portuguesas”.

A AMN alerta igualmente para o facto de “a esmagadora maioria das praias portuguesas” ainda não estar a ser vigiada, pelo que “a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada”.

“Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do 112”, adianta no comunicado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que a partir de quinta-feira as temperaturas estariam “bastante acima da média para época do ano”, com máximas entre os 25 e os 27 graus, podendo atingir os 30 graus em alguns locais do continente.

“Vamos ter a imposição de uma corrente de leste que vai trazer a circulação de ar tropical, afetando Portugal continental. Estão previstas temperaturas acima da média, superiores a 10 graus, com exceção do Algarve”, declarou à agência Lusa na terça-feira a meteorologista Maria João Frada.

Lusa

Mais Recentes

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 12 minutos

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 33 minutos

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 1 hora

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 2 horas

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 2 horas

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 3 horas

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 3 horas

Congelar pão em papel alumínio: é melhor parar se quer que ele fique crocante

há 3 horas

Deve cortar as unhas ao seu gato? 6 cuidados essenciais antes de tomar essa decisão

há 4 horas

Três dias de vinho, gastronomia, música e experiências imperdíveis: saiba onde e não perca

há 4 horas

Esquizofrenia: campanha dá rosto à doença e mostra que viver com autonomia é possível

há 4 horas

Elevando o luxo: companhia aérea revela novas melhorias na Primeira Classe

há 4 horas

Nem amêndoas nem avelãs: este é o fruto seco que ajuda a baixar o colesterol

há 5 horas

Dia Mundial da Esofagite Eosinofílica: «Doença crónica afeta funções vitais como comer e beber», Armando Peixoto, gastrenterologista

há 5 horas

Entrevista: «Cancro do esófago é um tumor maligno que corresponde ao 7.º cancro mais frequente a nível mundial, Anabela G Barros, oncologista

há 5 horas

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 21 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 21 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 21 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 22 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.