Mochilas The North Face por dois euros na Decathlon? Quando algo parece uma pechincha, geralmente é golpe. É o que acontece com as postagens que circulam nas redes sociais prometendo mochilas dessa marca, que na realidade custam à volta, ou até mais, de 100 euros.
Essas postagens fraudulentas são acompanhadas de fotos de recibos e etiquetas. “Não compre uma mochila North Face se não souber desta oferta. Basta visitar este site e responder a algumas perguntas simples”, escrevem.
O objetivo desse golpes é obter dados pessoais, incluindo informações confidenciais, às vezes até senhas ou credenciais para aceder a contas bancárias. Quando se clica no site, pedem para preencher um formulário, e quem responde e clica em enviar cai na armadilha.
As contas que promovem os produtos com desconto são todas falsas. Elas são, na verdade, de curta duração, durando apenas alguns dias, tempo suficiente para que o golpe seja partilhado online. O objetivo é incentivar clientes em potencial a clicarem no link, sendo que adotam diferentes estratégias para conseguir isso.
“O esquema é o mesmo de muitos outros golpes da internet: usam a promessa de um prémio ou recompensa em dinheiro para induzir os utilizadores a se cadastrarem em plataformas desconhecidas para obter informações sem o seu consentimento”, alertam.