Sedentarismo, privação de sono, tabagismo, exposição solar frequente sem proteção, stress, abuso de álcool e má alimentação estão entre os principais causa de inflamação no organismo.
A inflamação é um sinal benéfico de que o corpo está a lutar para recuperar. Mas o processo inflamatório pode acontecer sem ter um propósito saudável, o que acontece quando se como quando você sofre de stress crónico, se tem uma doença autoimune, diabetes ou obesidade.
Como impedir o processo inflamatório crónico
Melhore a alimentação. uma dieta saudável pode ajudar a melhorar a saúde geral e a longevidade. Comer alimentos nutritivos pode reduzir a inflamação. Já os alimentos pró-inflamatórios como carne vermelha e processada, carboidratos refinados e bebidas carregadas de açúcar estão relacionados com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Consuma mais flavonoides. Alimentos como mirtilos, espinafre e chocolate amargos são ricos em flavonoides, compostos químicos que fornecem uma ampla gama de benefícios à saúde. Reduzem as rugas e possuem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.
Tome suplementos anti-inflamatórios. podem ajudar a evitar e tratar a inflamação, especialmente se forem compostos por astaxantina e vitamina E.
Faça exercício regularmente. o excesso de gordura nas células estimula a inflamação no corpo. Evitar o excesso de peso é uma maneira importante de prevenir a inflamação relacionada com a gordura.
Gira o stress. as hormonas do stress, quando repetidamente desencadeadas, contribuem para a inflamação crônica.
Durma bem. Ter um sono de qualidade contribui integralmente para a saúde e bem-estar, enquanto o sono mau pode ser responsável por vários problemas de saúde, desde hipertensão arterial, obesidade e quadros de demência precoce, já que o descanso está diretamente relacionado com saúde cognitiva.