Partilhar

Se o seu filho, ou neto, tem um equipamento para ligação gratuita à internet dado pela escola saiba que vai ter de o devolver

O PS questionou hoje o Ministério da Educação sobre a devolução dos equipamentos para ligação gratuita à internet por professores e alunos sem apoio social escolar, considerando a medida preocupante por comprometer as condições de trabalho dos docentes.

27 Setembro 2024
Forever Young com Lusa

Numa pergunta dirigida ao ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e à qual a agência Lusa teve acesso, o grupo parlamentar do PS sobre a decisão de apenas os alunos beneficiários da ação social escolar, os que aprendem com manuais digitais e os que vão realizar este ano provas digitais terem, a partir de agora, direito a uma ligação gratuita à internet.

“Estamos preocupados com o facto de as escolas terem recebido instruções do Ministério da Educação, Ciência e Inovação para recolher os cartões SIM e os aparelhos de hotspot (routers portáteis) que foram atribuídos aos professores e à maioria dos alunos nos kits tecnológicos fornecidos durante a pandemia de COVID-19. Estes dispositivos foram distribuídos pelo anterior Governo para facilitar o ensino remoto e garantir o acesso à internet a todos”, refere, numa declaração à Lusa, a deputada Isabel Ferreira.

Recordando que “grande parte do trabalho dos professores ocorre fora do ambiente escolar”, para o PS o facto deste suporte ser retirado “sem oferecer uma alternativa adequada” é uma “imposição de mais encargos financeiros, principalmente para os professores deslocados”.

“As condições de trabalho dos professores são fundamentais para o sucesso escolar dos alunos, portanto comprometer essas condições é comprometer a qualidade da educação que queremos oferecer aos alunos”, avisa os socialistas.

Alertando que “as escolas ainda enfrentam problemas infraestruturais” e que é não é inexequível ou realista que “todos os professores podem realizar as suas atividades nas escolas, utilizando computadores muitas vezes inadequados ou redes instáveis”, os deputados do PS apelam à revisão desta decisão.

Os socialistas defendem que deve ser mantido este suporte tecnológico para os professores e assim se assegure “possam continuar a desempenhar as suas funções com dignidade e eficácia”.

Os socialistas pedem assim a Fernando Alexandre que esclareça como é que “pretende garantir que os professores tenham acesso adequado à internet para preparar aulas e outras atividades fora do ambiente escolar”.

“Considerando que muitos docentes continuarão a realizar atividades em casa, há alguma previsão de compensação pelos custos adicionais que terão com internet ou a possibilidade de continuar a utilizar os routers”, questionam ainda.

O PS pretende ainda que o Governo explique se esta medida “não compromete a qualidade do ensino digital e híbrido” que tem sido incentivado pelo ministério, questionando como será feito o equilíbrio dessa prioridade “com a supressão de recursos essenciais”.

A decisão foi aprovada em agosto em Conselho de Ministros, que autorizou a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) a gastar até 31,5 milhões de euros (mais IVA) com a aquisição de serviços de conectividade para o atual ano letivo.

A Lusa questionou o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) sobre o motivo que levou a tutela a decidir deixar de atribuir gratuitamente ‘routers’ aos docentes e aos alunos sem apoio social escolar, mas não obteve qualquer resposta até ao momento.

O Jornal de Notícias revelou na quinta-feira que as escolas receberam orientações para começar a devolver os equipamentos de conectividade, deixando os diretores preocupados uma vez que ainda há muitas escolas com falhas na rede de internet.

JF (SIM) // SF

Lusa/fim

 

Mais Recentes

Opinião: «Cuide do seu sorriso, potencie a sua saúde», Diogo Castro, diretor clínico da a Clínica Médis

há 5 horas

“Lou Reed: o Rei de Nova Iorque”, a biografia definitiva sobre o ex-Velvet Underground, chega a Portugal

há 5 horas

“Génesis”, livro póstumo de Henry Kissinger, em lançamento mundial

há 5 horas

Simulador de impostos e contribuições sobre recibos verdes já está disponível: use e abuse e poupe alguns euros

há 5 horas

Clássico Sporting-Benfica já tem data marcada: aponte na agenda

há 6 horas

É reformado? Ainda não é desta que vai ser aumentado

há 6 horas

3 coisas que deve fazer para conseguir melhorar e “salvar” a sua relação: implemente-as já hoje

há 7 horas

Aloé Vera: descubra todos os seus benefícios e as suas muitas propriedades únicas

há 7 horas

Turismo Centro de Portugal destaca importância dos World Cheese Awards para a promoção da região

há 7 horas

Projeto português entre os três melhores do mundo nos prémios da Associação Britânica de Escritores de Viagens

há 7 horas

Óbito: Morreu Celeste Caeiro, a mulher que distribuiu cravos no 25 de Abril de 1974

há 7 horas

A colaboração mais aguardada acaba de chegar: Quem Disse, Berenice? lança coleção única inspirada no universo de Hogwarts

há 8 horas

Esta é a casa mais isolada do mundo: surpreenda-se com a sua localização (e a sua utilização)

há 8 horas

Milionários: é assim que estes 5 signos vão chegar ao fim de semana, garantem os astros

há 8 horas

Sabe o que está a fazer esta lata «gigante» no Terreiro do Paço? Nós revelamos

há 9 horas

Óbito: Morreu João Diogo, jornalista da RDP África

há 10 horas

Óbito: Morreu o monsenhor cónego José Pedro Martins, antigo reitor do Seminário de Faro

há 10 horas

Loucura pelos novos copos Ikea: resistentes, duráveis ​​e elegantes, são perfeitos para o Natal (por 1,99 euros)

há 11 horas

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa: «É preciso proporcionar melhor e mais acessibilidade às pessoas surdas», Ana Sofia Fernandes, intérprete de Língua Gestual Portuguesa

há 12 horas

É daquelas pessoas que dá sempre a volta por cima? Estes são os signos que conseguem ultrapassar até as maiores dificuldades

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.