Algumas mudanças simples na rotina podem ajudar a aumentar as suas hipóteses de viver até os 100 anos.
A seguir, confira cinco hábitos que podem contribuir para uma vida mais longa e saudável, de acordo cm a CNBC.
Adote uma dieta saudável
A dieta é um dos fatores mais influentes na longevidade. Valter Longo, que estuda a longevidade há 20 anos, recomenda um padrão alimentar semelhante à dieta mediterrânea. Esta dieta é rica em alimentos de origem vegetal e inclui:
Leguminosas, especialmente feijões
Nozes e castanhas
Grãos integrais, como aveia
Vegetais, especialmente os de folhas verdes
Pouca ou nenhuma carne vermelha
Especialistas sugerem que se deve comer capenas dentro de uma janela de 10 a 12 horas diárias, como entre 8h e 20h.
Mantenha-se fisicamente ativo
De acordo com o Estudo sobre Centenários de New England, para aumentar as possibilidades de viver até aos 90 anos, recomenda-se realizar exercícios aeróbicos três vezes por semana e treinos de força duas vezes por semana.
Acredite em algo maior
A fé e a espiritualidade são comuns entre os centenários. Acreditar em algo maior ajuda a encontrar um propósito e sentido na vida, contribuindo para a longevidade e felicidade.
Cultive relacionamentos positivos
Manter relacionamentos saudáveis é considerado o fator mais importante para uma vida longa e feliz, de acordo com um estudo da Universidade de Harvard. A pesquisa sugere que fortalecer e nutrir conexões significativas é essencial para o bem-estar, algo que os pesquisadores chamam de “aptidão social”.
Priorize o propósito e a aprendizagem contínua
Ter um propósito é fundamental para a longevidade, conforme observado em Okinawa, Japão. O conceito de “ikigai”, que significa “razão de ser”, é parte essencial da cultura local e reflete-se no compromisso diário com atividades que tragam satisfação e significado.