Depois de, no início de setembro, a Noruega ter sido acrescentada à lista de países isentos de vistos da China, mais cinco países europeus entraram na lista, avança a Euronews.
«Os cidadãos de Chipre, da Dinamarca, da Grécia, de Portugal e da Eslovénia obtiveram agora a isenção de visto para a nação asiática, elevando para 18 o número total de países europeus», refere a noticia.
Os turistas destes países poderão entrar na China com isenção de visto «a partir de 15 de outubro até ao final do próximo ano».
Durante o programa experimental, a isenção de visto será concedida por um período máximo de 15 dias, é avançado.
Desde o início de 2024, o regime tem sido anunciado por fases, com vários países europeus e a Malásia a obterem também acesso sem visto. O objetivo é incentivar um maior número de pessoas a visitar a China para fins comerciais e turísticos e promover o intercâmbio entre cidadãos chineses e estrangeiros.
“Facilitar o desenvolvimento de alta qualidade dos intercâmbios de pessoal chinês e estrangeiro e a abertura de alto nível ao mundo exterior”, disse o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, Mao Ning, numa reunião sobre o anúncio feito em novembro.
Assim, a lista completa dos países europeus com isenção de visto por 15 dias inclui: a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, Chipre, a Dinamarca, a Eslovénia, a Espanha, a França, a Grécia, a Hungria, a Irlanda, a Itália, o Luxemburgo, os Países Baixos, a Polónia, Portugal, a Noruega e a Suíça.