Alimentos ultraprocessados
A maioria deles é pobre em nutrientes e possui grande potencial inflamatório. Estes alimentos têm quantidades muito grandes de sódio, açúcares e gorduras trans. Consumi-los em excesso prejudica o total funcionamento do corpo.
Fritos
São ricos em gordura saturada e sinónimo do colesterol mau, o LDL – do inglês, low density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade. Como tal podem dar origem ao entupimento das artérias e à hipertensão.
Carne vermelha
Não é proibido para quem tem hipertensão, mas deve ser consumida com cautela. Carne vermelha em excesso pode entupir as artérias e trazer graves problemas de hipertensão e doenças cardiovasculares. A carne magra é mais indicadas para quem tem doenças crônicas. O peito de frango, em comparação com a carne vermelha, tem de 30% a 40% de gordura a menos e 15% menos calorias.
Sal
O seu consumo excessivo é perigoso para quem sofre de hipertensão. É essencial que os hipertensos verifiquem as embalagens e procurem alimentos com ‘baixo teor de sódio’, ou seja, à volta 140 mg ou menos. ”
Óleo de coco
Como a gordura dos óleos vegetais pode acumular-se rapidamente no corpo, contribuindo para o ganho de peso ao longo do tempo, é preciso avaliar o risco do consumo exagerado desse ingrediente.
Açúcar
O açúcar pode contribuir para o agravamento de quadros de hipertensão de forma indireta, uma vez que contribui para o aumento do peso o qual pode trazer hipertensão, diabetes, problemas nas articulações e colesterol elevado.