Como já é hábito no início de cada ano, milhões de pessoas propõem-se a cumprir uma lista de resoluções que marcarão o ano de 2025. Duas das mais comuns são aprender novas línguas, como o inglês, e fazer exercício físico. Por isso, não é de estranhar que os ginásios se encham nas primeiras semanas do ano. No entanto, muitos dos que incluem estas resoluções podem precisar de conhecer alguns termos.
É por isso que, no mês por excelência das resoluções, o British Council, organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas, apresenta uma lista pormenorizada de termos ingleses que fazem parte do quotidiano do ginásio.
Na primeira aula, o instrutor pode começar por explicar a rotina de exercícios de forma que alguém que não esteja familiarizado com ela, possa sentir-se fora de jogo. Para aquecer começamos com alguns burpees e jumping jacks; exercícios de pernas feito com wall ball ou kettlebells; e por fim stretching para fazer alguns crunches. Para quem não está familiarizado com alguns destes termos, compreender esta sequência pode ser por si só um verdadeiro desafio.
“O desporto é universal e une as pessoas. O inglês permite aos desportistas ter uma língua franca para jogarem e competirem juntos, treinarem e interagirem, e compreenderem-se uns aos outros. O vocabulário desportivo também pode ser influenciado por termos ingleses, uma vez que têm origens nos desportos dos países de língua inglesa. ‘Goal’ e ‘offside’ são talvez os exemplos mais conhecidos, mas termos como ‘ace’ são também muito utilizados no ténis. No entanto, uma das principais razões pelas quais o inglês é tão proeminente no desporto é, sem dúvida, graças ao papel dos media e da comunicação, que passou de uma escala local para uma escala global, o que significa que o inglês é utilizado internacionalmente para promover e falar sobre desportos e eventos desportivos”, defede Ruth Horsfall, Teaching Excellence Lead, Europe and Americas do British Council.
Eis a lista de algumas palavras e expressões utilizadas no ginásio:
· Burpee – É um movimento de corpo inteiro que é normalmente utilizado em muitos desportos. No CrossFit, por exemplo, existem muitas variações do burpee: burpee tradicional que inclui uma flexão até ao chão seguida de um salto vigoroso para cima; burpee board jump, burpee over the box ou burpee pullups (em que se faz um burpee e, quando se salta, pendura-se numa barra com as mãos enquanto faz um exercício de elevações ou pullup). “Este movimento que acelera o coração não é novo no mundo do fitness e do desporto. De facto, foi inventado por um fisiologista nos anos 30”, comenta Sofia Girona, professora no British Council School.
· Jumping jacks. Este é outro movimento corporal que consiste em saltar e coordenar os braços e as pernas para abrir e fechar, tal como o brinquedo que lhe deu o nome.
· Stretching. “A palavra stretching é utilizada para descrever algo de uma forma exagerada, enquanto no contexto do ginásio referimo-nos a alongamentos”, diz Katherine Wright, professora no British Council School.
· Crunches. Referimo-nos a abdominais.
· Mountain climber. Talvez no primeiro dia no ginásio, quando o instrutor pede um mountain climber, alguém se pergunte: mas de que montanha é que está a falar? No entanto, no contexto do ginásio, o mountain climber é um exercício cardiovascular, de peso corporal, que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo. É, em suma, um exercício de corpo inteiro, com enormes benefícios para a mente e para o corpo, que inclui várias posturas modificadas, como a prancha e as flexões.
· Kettlebells. São os pesos russos ou um grande peso em forma de bola de ferro fundido com uma única pega. O termo, publicado pela primeira vez no dicionário russo, referia-se, na época, ao peso russo utilizado como contrapeso nos mercados para medir os cereais e outras mercadorias.
Recursos gratuitos para ficar “fit” na língua inglesa
Para além deste vocabulário, o British Council oferece uma série de recursos online gratuitos para os estudantes e as famílias praticarem o seu inglês.
LearnEnglish Teens: Para dar resposta à necessidade de personalizar a aprendizagem, o British Council criou recursos específicos para adolescentes e jovens adultos que combinam conteúdos divertidos e descontraídos, utilizando métodos de aprendizagem formais e informais. Conteúdos sobre os benefícios do desporto, entrevistas de rádio com temas desportivos para melhorar a capacidade de escuta, e exercícios sobre desportos radicais para os viciados em adrenalina são algumas das sugestões para aprender inglês nesta plataforma.
LearnEnglish Kids: O British Council também disponibiliza conteúdos gratuitos concebidos para crianças (dos 6 aos 11 anos). Canções, trava-línguas, anedotas e jogos online completam a oferta de formas divertidas para aprender inglês. O desporto também está muito presente, com fichas de trabalho centradas na aprendizagem de vocabulário desportivo e outros conteúdos relacionados com os desportos olímpicos e paralímpicos.