<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Seja bela e atraente aos 50 anos, tal como o era nas décadas anteriores

2 Março 2024
Sandra M. Pinto

A beleza não tem idade e cada vez mais esta máxima se aplica não apenas a elas, mas também a eles. Manter-se saudável e em boa forma física é a chave.

Não se trata de aplicar botox ou fazer uma cirurgia plástica. Mas também não vale a pena pensar que água e sabão são quanto basta. A beleza a partir dos 50 (e por vezes antes) precisa de ser cultivada, e os cuidados a ter devem tornar-se uma rotina diária, tanto para mulheres como para homens.

Outro aspeto a ter em consideração é que a beleza não se mantém apenas através de produtos de eficácia comprovada. Não há eficácia comprovada que atinja os máximos resultados se velhos hábitos como fumar, por exemplo, continuarem a lesar as células da pele, ou se a alimentação não for a mais indicada para manter a saúde geral. De resto, ter saúde é meio caminho andado para o seu aspeto aos 50 ser tão resplandecente como noutra idade qualquer.

Em termos gerais, a forma como se sente e a sua aparência aos 50 anos dependem da maneira como cuidou de si ao longo de toda a sua vida. Toda a gente cometeu alguns excessos, como ficar longas horas na praia com os amigos sem utilizar protetor solar, embarcar em dietas loucas, exagerar um pouco na Happy Hour, ou deixar de lado o exercício físico durante mais tempo do que deveria. No entanto, também existem diferenças entre ter feito deste tipo de erros uma forma de estar na vida ou, simplesmente, ter-se permitido alguns excessos de vez em quando.

Se está na casa dos 50 e gosta de se ver ao espelho, pode agradecer a si mesmo, dado que aquilo que vê é o resultado de anos de alguns bons hábitos que alimentou. Por outro lado, os nossos leitores mais jovens devem olhar para esta questão com ainda maior atenção porque, provavelmente, continuam a tempo de alterar alguns hábitos simples com impacto positivo no bem-estar e na beleza que terão aos 50 anos. Nunca é demasiado cedo nem demasiado tarde para começar a cuidar melhor de si, mas é verdade que os melhores resultados são sempre obtidos por quem começa mais cedo.

A idade

A nossa sociedade associa frequentemente a beleza à juventude, de tal forma que estes dois conceitos são quase inseparáveis. Muito frequentemente os modelos que se encontram nas grandes campanhas de publicidade são muito jovens e nas capas de algumas revistas o Photoshop é rei e senhor, parecendo haver uma preocupação em remover todos os sinais de que há vida depois dos 25 anos. É claro que esta associação não faz o menor sentido. Toda a gente, independentemente da idade, quer ser bonita e estar no auge da sua melhor aparência física. E quando se estabelecem limites ao conceito de beleza, muito daquilo que é a realidade fica de fora. Aliás, a beleza não é uma constante – está sempre a mudar – e nem sequer existe uma definição universal daquilo que é belo.

João Martins, especialista em Cirurgia Plástica, Estética e Reconstrutiva, lembra que «conceito de beleza é muito relativo, já que percecionamos a realidade de formas diferentes, mas, na minha prática clínica, tenho uma premissa muito clara: a beleza está no equilíbrio entre os traços originais de cada um e uma imagem que os faça sentir confiantes».

Felizmente, a indústria da beleza tornou-se, nos últimos anos, mais inclusiva no que diz respeito aos consumidores com mais idade. Quem visse as campanhas de publicidade de cremes e cosméticos há uma década poderia pensar que as mulheres simplesmente teriam desistido de utilizar estes produtos após os 40 anos, o que era tão falso na altura como é hoje em dia.

Várias marcas promovem hoje a beleza em idades mais avançadas e também em grupos que não se integram nos estereótipos alimentados durante anos. E o facto desta inclusão se ter tornado consistente nos últimos tempos leva a concluir que não se tratou de um incidente isolado. A beleza em todas as idades parece ser, de facto, uma tendência que as marcas estão a seguir.

O facto de vivermos numa sociedade em que o culto do corpo está cada vez mais presente coloca principalmente a pressão do lado dos jovens, mas isso não significa que os mais velhos sejam impotentes no decurso das alterações do seu corpo. Pelo contrário, existem formas muito simples de evitar um envelhecimento precoce que, muito antes de chegarem aos cremes e às loções, passam por ter os devidos cuidados com o sol, fazer exercício físico, alimentar- se equilibradamente e dormir melhor. Em resumo, manter um estilo de vida saudável torna-o saudável, e pessoas saudáveis parecem mais jovens. Se existe algum segredo para ser jovem para sempre, esse segredo não tem nada de novo: trata-se principalmente de manter-se com saúde.

 

 

Mais Recentes

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 24 minutos

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 1 hora

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 2 horas

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 2 horas

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 2 horas

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 17 horas

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 20 horas

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 20 horas

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 20 horas

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 20 horas

Cafeína pode ajudar a retroceder o envelhecimento celular, revela estudo

há 21 horas

Estes alimentos estão a tornar o seu metabolismo mais lento (e nem imagina)

há 22 horas

Saiba quais são os sete alimentos que combatem o envelhecimento da pele

há 23 horas

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 1 dia

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 1 dia

iSeg: a inteligência artificial que revoluciona o tratamento do cancro do pulmão

há 1 dia

Presunto ibérico é aliado dos atletas: reduz inflamações, acelera a recuperação e aumenta massa muscular

há 1 dia

Cientistas desvendam mecanismo que pode travar o crescimento dos tumores mais difíceis

há 1 dia

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

há 1 dia

Diogo Jota morre em acidente de viação em Espanha

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.