<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sente comichão nas mãos? Conheça as causas e como resolver o problema

20 Dezembro 2024
Forever Young

Comichão nas mãos é um sintoma associado às alergias, como a dermatite ou a psoríase, mas existem vários tratamentos possíveis.

 

No geral é um indicio importante a respeito da saúde da pele e do organismo, podendo indicar um tipo de alergia que surge quando as mãos têm contato com um agente agressor. Como consequência, há irritação da pele, assim como outros sinais e sintomas comuns.

A alergia nas mãos também é conhecida como eczema nas mãos. Comumente, os primeiros sintomas dessa alergia surgem imediatamente ou até 12 horas depois do contato com o agente. Ademais, a maior parte dos casos acontecem por contato com substâncias presentes em produtos de limpeza, mas há outras causas.

Apesar disso, é comum que a comichão na mão seja confundida com a psoríase. Porém, a psoríase é um tipo específico de ressecamento e descamação da pele. Sendo assim, é fundamental que a pessoa faça uma consulta com o dermatologista.

Existem quatro causas comuns para o problema. A princípio, a dermatite de contato é uma delas, pois trata-se de uma reação inflamatória. Além disso, agentes externos provocam a irritação ou alergia.

A dermatite pode ser irritativa, quando causada por sabonete, sabão ou outras substâncias químicas. Por outro lado, acontece por causa da alergia a produtos utilizados diariamente, como perfume e hidratante.

A urticária é outro tipo de reação alérgica da pele. Causa por meio das lesões vermelhas e inchaços que causam comichão na mão. A urticária acontece por causa de antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e até vitaminas.

A psoríase também é uma causa possível para o problema. É uma doença de pele não contagiosa. Apesar de não haver uma causa definida, estima-se que aconteça devido a um ataque das células de defesa da pele.

Por fim a pele seca também é uma causa possível para o problema.

Os sintomas mais comuns envolvem irritação na pele e vermelhidão. Contudo, há casos onde também acontecem placas elevadas na pele, descamação e ressecamento intenso.

Há casos onde ainda ocorre o inchaço e a formação de placas brancas.

A hidratação e cuidado constante com a região é uma forma de combater a questão e outros problemas associados.

No que diz respeito à prevenção, é importante usar sempre luvas de borracha quando em contato com substâncias químicas de limpeza. Evitar lavar as mãos com muita frequência e mantê-las hidratadas facilita.