Nutritivo
Quanto maior o teor de cacau mais nutritivo ele é. É rico em mineiras e é fonte de fibra, potássio, fósforo, zinco e selênio. O chocolate amargo também contém estimulantes, como cafeína e teobromina.
Fonte de antioxidantes
O chocolate amargo têm uma variedade de antioxidantes, polifenóis e flavonóis.
Pode melhorar a tensão arterial
Os flavonoides podem estimular o endotélio (revestimento das artérias) a produzir óxido nítrico. Os compostos bioativos do cacau podem melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias e causar uma leve diminuição da tensão arterial.
Reduz o colesterol
Estudos mostram que o consumo moderado de chocolate aumenta o HDL (colesterol bom) em participantes que tinham LDL alto, graças ao teor de antioxidante.
Pode reduzir o risco de doenças cardíacas
Devido aos efeitos sobre o colesterol, os compostos do chocolate amargo podem reduzir o risco de doenças cardíacas, conforme indicam pesquisas.
Em 2006, um estudo com 470 homens mais velhos apontou que o alimento reduziu o risco de morte por doença cardíaca em 50% em 15 anos. Em 2011, outra pesquisa revelou que comer chocolate duas ou mais vezes por semana reduziu em 32%o risco de placa calcificada nas artérias. Outro estudo indicou que a ingestão mais de cinco vezes por semana diminuiu as hipóteses de doenças cardíacas em 57%.
Pode proteger a pele
Estudos indicam que os compostos bioativos do chocolate amargo também podem ser aliados da pele e protegê-la dos danos do sol.
Pode melhorar a função cerebral
Um estudo com voluntários saudáveis mostrou que comer cacau com alto teor de flavanol durante cinco dias melhorou o fluxo sanguíneo do cérebro.