O pescoço é considerado uma das partes do corpo, juntamente com as mãos, que detém o título oficial de ‘grandes reveladores da idade’.
Esta parte da epiderme tem a particularidade de sofrer os vestígios da passagem do tempo de forma mais rápida do que o resto do corpo ou de qualquer outra área da pele.
Os sinais de envelhecimento no pescoço são percebidos através do aparecimento de rugas horizontais, da proliferação de manchas, da perda de definição do oval facial, da própria flacidez ou do aparecimento de queixo duplo.
A principal razão para esta situação é fisiológica. A derme do pescoço é mais fina que a da pele, o que implica que ela é mais frágil e menos resistente às agressões externas. Sem esquecer que, com o passar dos anos, vai perdendo espessura.
É preciso ter em conta que nesta zona temos menos glândulas sebáceas (essenciais para manter a hidratação natural) e menos fibras de colagénio e elastina, responsáveis por garantir firmeza e flexibilidade. O resultado é que isso aumenta ainda mais a sua suscetibilidade à flacidez, rugas e perda de elasticidade .
Também não ajuda que o pescoço tenha pouquíssimas estruturas que lhe edem sustentação, pois não repousam sobre os ossos. Os músculos estão bem e o tecido celular subcutâneo é escasso.
Com a missão de retardar o aparecimento dos vestígios da passagem do tempo, os dermatologistas recomendam alguns cuidados bastante óbvios que, muito importante, devem ser realizados tanto na parte frontal quanto na nuca. Eles podem ser resumidos em:
- Aplicação de fotoprotetor diariamente . Não importa se está nublado porque os raios ultravioleta passam pelas nuvens.
- Limpe bem diariamente, use um tónico para equilibrar o pH e esfolie suavemente uma ou duas vezes por semana para remover células mortas, promover a renovação celular e estimular a microcirculação. É importante escolher opções respeitosas e não aplicá-las com força para evitar irritações.
- Não abra mão de hidratantes com ingredientes como ácido hialurônico , glicerina ou ceramidas .
- Alie-se a ingredientes que promovem a produção de colágeno e elastina e, com isso, melhoram a textura. Um exemplo é o retinol , a vitamina C ou certos peptídeos.
- Extra: procure adotar posturas corretas que não favoreçam a formação de linhas e rugas e pratique exercícios específicos para o pescoço a fim de fortalecer os músculos envolvidos.