A Obesity publicou um estudo que revela que é de fato mais recomendado que se treine à mesma hora na maior parte dos dias.
Mas calma. Os especialistas referem que, independente do horário, o que é preciso é constância, consistência e disciplina. Ou seja, de nada serve treinar todos os dias à mesma hora durante um mês e depois para duas dois ou três.
Então o que é melhor?
Na verdade, a melhor estratégia é estabelecer uma frequência semanal (pelo menos 3 vezes, por exemplo), dentro da sua rotina e possibilidades, e manter assim durante os meses seguintes.
A pesquisa que referimos no inicio revelou que 68% dos participantes exercitaram-se no mesmo horário todos os dias da semana, enquanto os restantes 32%, variaram o horário do treino ao longo da semana.
O resultado? O grupo que se exercitou à mesma hora todos os dia da semana dedicou mais tempo ao exercício do que aqueles que não seguiam uma rotina.
Espantado com o resultado?
Pois, é possível. Mas, de facto, sempre que se mantém uma rotina com o mesmo horário, temos a tendência de nos dedicar muito mais e manter uma disciplina. Isso não acontece quando se treina cada dia a uma hora diferente.
Conclusão: exercitar-se consistentemente à mesma hora todos os dias, independentemente do período do dia escolher, pode ser útil para estabelecer um hábito de atividade física e progredir na prática desportiva.