Partilhar

Será que está preparado para o inevitável fim de certos relacionamentos?

Afinal, como (e quando) devemos terminar uma relação de amizade?

13 Abril 2023
Sandra M. Pinto

Quando fazemos novos amigos raramente pensamos no final dessa nova relação. É comum acreditar que esse tipo de amizades podem durar uma vida toda, no entanto como sabemos muitas das conexões sociais que estabelecemos acabam por atingir um fim.

As pessoas mudam, as circunstâncias alteram-se e progressivamente dois indivíduos podem avançar em direções completamente diferentes. Todavia pode nem sempre ser claro qual a melhor forma de declarar um fim de uma amizade. Isto pode dar origem a situações algo desconfortáveis em que as pessoas são deixadas num “limbo”: já não queremos conviver com elas, mas não sabemos exatamente como devemos assumir isso.

Podem existir inúmeras razões que justificam terminar uma certa relação de amizade. A traição, a distância, a negatividade, as circunstâncias, a rivalidade, etc. Tudo isto são fatores que podem contribuir para este fim.

 

Formas erradas de terminar uma amizade

O facto de não sabermos exatamente qual a melhor forma de lidar com este tipo de separação pode dar aso a certos comportamentos e atitudes incorretas. Eis algumas das formas menos recomendas de terminar uma amizade:

  • Tornar-se subitamente mais agressivo ou hostil
  • Cortar por completo todo o contacto
  • Terminar a amizade via mensagem ou sms
  • Pedir a outras pessoas para terminarem por si a relação

 

Como terminar a relação da melhor forma possível?

De maneira geral, existem quatro opções mais adequadas que poderá escolher para acabar com este tipo de relacionamentos. Em alguns casos será ideal combinar algumas destas soluções.

 

  1. Afastamento gradual

Esta tática passa por permitir que a relação se vá degradando aos poucos, reduzindo gradualmente a interação que vai estabelecendo com a pessoa. Esta estratégia é ideal para quem tem mais receio de momentos de confrontação ou no caso de estar a lidar com uma pessoa incapaz de ouvir, mais tóxica. Ao invés de comunicar abertamente que não quer mais ser amigo, esta estratégia permite reduzir os danos sentimentais.

Deverá gradualmente ligar menos vezes, marcar menos almoços, conversar menos vezes, sorrir menos, etc. No fundo passa por fazer algumas das coisas que caracterizam um natural e gradual afastamento. A única diferença é que desta vez para si é algo intencional.

 

  1. Ter “a conversa”

Se achar que um afastamento gradual não irá funcionar no seu caso, então o melhor será mesmo ter a coragem para ter uma conversa final mais sincera com o seu amigo. Este momento de interação pode ser “a pedra final” que marca de forma absoluta o final da relação. Surpreendentemente pode também servir para resolver alguns dos problemas que poderiam existir, salvando assim o futuro do relacionamento.

O primeiro passo é convidar a pessoa para ir beber um café ou beber uma cerveja, de forma a que possam conversar à vontade. Antes de se encontrar com a pessoa deve ter bem definido aquilo que mais quer dizer. Compreenda exatamente aquilo que quer dizer e que objetivo final quer atingir. Quando a conversa começar procure explicar a forma como se sente, evitando culpar ou identificar aquilo que a outra pessoa fez. Não se esqueça de ouvir também o que a outra pessoa diz.

 

  1. Fazer uma pausa

Caso perceba que os vossos problemas atuais não conseguem ser esclarecidos via conversa, então pode ser necessário fazer uma pausa no relacionamento. Suspender a amizade, por assim dizer. Este afastamento temporário poderá ser importante para clarificar a sua mente e para conseguir ganhar uma melhor perspetiva sobre a relação. É uma oportunidade de se acalmar e reavaliar a importância da outra pessoa para a sua vida.

Encontre um qualquer motivo que explique este seu afastamento temporário. Mais tarde não se esqueça de agendar um encontro futuro para retomar o contacto ou explique que entrará em contacto assim que se sentir preparado.

 

  1. Terminar tudo de forma imediata

Por vezes é impossível evitar o caos do final de uma relação. As circunstâncias podem ser mais complicadas e, sobretudo se estiver a lidar com uma pessoa mais tóxica, pode assim ser necessário uma abordagem mais direta e definitiva.

Nestes casos a única coisa que deve fazer é marcar uma última conversa para afirmar que não quer continuar esta amizade no futuro, explicando um pouco os seus motivos. Pode ser uma interação algo constrangedora, todavia é uma oportunidade de terminar essa conexão de uma forma clara e descomplicada.

Esta opção é mais recomendada quando alguém faz algo terrível que não pode ser simplesmente ignorado ou então como forma de respeitar uma relação de longa-duração que merece um “adeus” final.

 

 

 

Mais Recentes

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 20 minutos

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 41 minutos

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 1 hora

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 2 horas

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 2 horas

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 2 horas

15 milhões de euros: venha descobrir os sapatos mais caros do mundo

há 3 horas

Nem palavras cruzadas, nem sudoku: esta é a atividade perfeita para preservar a memória

há 3 horas

Aprenda a lavar edredons e cobertores sem pôr em risco a máquina da roupa

há 3 horas

Jamais tenha esta planta em casa: atrai insetos e pragas

há 4 horas

Nem nadar, nem andar: este é o melhor exercício para os maiores de 50

há 4 horas

À atenção de pais e avós: Controlo Parental Online é fundamental para manter a segurança dos menores

há 4 horas

Discussão leva a saída importante: na 4.ª temporada a série The White Lotus surge diferente

há 5 horas

Óbito: Morreu Ivan Kley, antigo tenista brasileiro

há 5 horas

Skincare e maquilhagem num 2 em 1: venha descobrir Skin Illusion

há 21 horas

«É uma injustiça, pois é», já dizia Calimero: estes são os signos mais incompreendidos

há 21 horas

Simples e infalível: descubra o truque para fazer arroz no micro-ondas

há 21 horas

10 dicas para um estilo de vida saudável quando se entra nos 50 anos

há 22 horas

Nunca cometa estes erros na cozinha: a sua saúde vai agradecer

há 22 horas

Se tem mais de 65 anos e gosta de caminhar siga este plano de um mês

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.