Será que o café faz mal aos dentes?

Quase ninguém passa sem a sua bica ou o seu cimbalino, mas que efeito produz o café nos nossos dentes?

A verdade, afirmam os esoecialistas, é que o café, em si, não causa nenhum dano real aos nossos dentes que não possa ser resolvido; o problema é o que colocamos no café e o que acompanha a bebida.

Antigamente tomar um café significava tomar um café puro, mas hoje isso mudou. Em quase todo o mundo as cafeterias são famosas e muito frequentadas. Então vejamos: o café, em si, não causa nenhum dano real aos nossos dentes, o que acontece são manchas e o escurecimento dental, o que pode ser resolvido com uma limpeza.

O verdadeiro problema são os cafés “especiais”, que estão na moda e têm grandes quantidades de açúcar.

São oferecidos com cremes, xaropes e até gelados, além do açúcar. E depois os lanches especiais que podem acompanhar o café.

Já pensou na quantidade de açúcar que está ali?

 

Este hábito pode trazer cáries e problemas nas gengivas.

Com a obesidade chegam outros problemas de saúde, como as doenças cardíacas. O açúcar também aumenta o risco da diabetes, que por sua vez  traz problemas para saúde da boca, sendo as doenças das gengivas um dos problemas mais comuns.

A diabetes afeta as gengivas de duas maneiras diferentes.

Em primeiro lugar, o açúcar no sangue não controlado pode causar um aumento nos níveis de glicose na saliva. Isso coloca os dentes e as gengivas em contato quase constante com os açúcares ao longo do dia.

Em segundo lugar, os níveis elevados de açúcar podem danificar os vasos sanguíneos, incluindo aqueles que permitem que o sangue flua para as gengivas. Onde isso ocorre, infeções e cicatrização mais lenta são mais prováveis.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...