Com o tempo cada vez mais frio à medida que o Dia dos Namorados se aproxima rapidamente, as pessoas apressam-se a encontrar alguém com quem se aconchegar no sofá; mas a Taskrabbit, plataforma que conecta pessoas que necessitam de ajuda nas tarefas domésticas com Taskers qualificados e fiáveis na sua comunidade local, descobriu que as hipóteses de encontrar alguém são muito reduzidas no caso da casa ser desarrumada.
A Taskrabbit realizou um inquérito em alguns países europeus, e 92% dos portugueses admite que é importante que a casa dê uma boa impressão a um novo parceiro, de facto, esta foi a percentagem mais elevada, seguida apenas pela França (89%), Alemanha (87%) e Espanha (86%). Por outro lado, o mercado britânico mostra que apenas 44% dos inquiridos tem esta preocupação.
Também 66% dos portugueses perderia o interesse em estar numa relação com alguém se a sua casa fosse desarrumada ou suja. A pesquisa revelou os cinco principais motivos que fomentam o desinteresse numa casa desarrumada:
Mau cheiro (75%)
Casa de banho suja (66%)
Toalhas com mau cheiro/sujas (58%)
Caixote do lixo cheio ou lixo deixado de fora (57%)
Louça suja e canecas deixadas em casa (56%)
A par dos problemas de limpeza, o que “repele” os portugueses inclui ainda mobília partida (15%), plantas mortas (19%) e falta de persianas ou cortinas (13%).
Quase metade dos portugueses são mais propensos a sair imediatamente ao ir a casa de alguém pela primeira vez se esta estiver desarrumada ou suja. De facto, uma portuguesa recordou que, quando chegou a casa do seu companheiro, pisou um prato que estava no chão e escorregou. Outra ficou horrorizada porque a casa estava tão poeirenta que conseguiu escrever algo sobre a mesa, e quando voltou duas semanas mais tarde ainda era visível no pó.
Para muitos, o estado das nossas casas nunca está longe das nossas mentes quando num encontro, com 30% a admitir não convidar o parceiro a casa devido ao constrangimento e ao medo de julgamento consequentes da desarrumação. De facto, quase metade de nós (42%) avisou potenciais pretendentes de que a nossa casa está desarrumada antes de regressar à mesma. Muitos optam por culpar a pessoa com quem vivem (10%) ou mesmo o seu animal de estimação (12%).
Com isto em mente, a pesquisa também descobriu que um quarto dos portugueses pediu ajuda a um amigo ou familiar na limpeza de casa antes de chegar com o seu par.