Setor cresce em Portugal: de junho a setembro foram alugadas mais de 5 mil autocaravanas

A economia de partilha é uma realidade no setor do autocaravanismo, com cerca de 8000 viagens realizadas no país com recurso ao aluguer.

O autocaravanismo continua a crescer em Portugal depois de em 2022 ter demonstrado, em certos meses do ano, uma maior procura do que oferta de veículos para aluguer.

Para a Yescapa superou mesmo as expectativas: um crescimento anual de 21% do volume de reservas face a 2022 e cerca de 8000 viagens realizadas em Portugal.

Em Portugal, o volume de viagens em autocaravana, recorrendo ao aluguer de veículos, foi mais elevado entre os meses de junho a setembro.

Se em 2022 a Yescapa registou um máximo histórico de 4100 viagens neste período, 2023 demonstrou que a tendência de procura aumentou: 5000 viagens maioritariamente em Portugal, mas também para descobrir a Europa.

43% das reservas registadas no website da start-up foram pelas mãos de portugueses, e 56% por estrangeiros a viajar em Portugal, maioritariamente de Espanha, França, Itália e Alemanha, tendo-se ainda verificado um aumento de belgas e holandeses.

Os perfis dos viajantes são pessoas com idades compreendidas entre os 40 e os 65 anos, seguindo-se 35 e 44 anos e 25 e 34 anos. Os tipos de reservas que mais se verificaram foram para férias em família, seguidamente em casal e, por último, com amigos.

No ano de 2023, 92% dos portugueses que viajaram de autocaravana, alugaram o veículo em Portugal. A plataforma ultrapassou os 1350 veículos anunciados em Portugal Continental e insular, somando mais de 16 000 veículos disponíveis na Europa (França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Suíça, Bélgica e Itália).

 

Ler Mais