Partilhar

Siga estas dicas e tenha um Wi-Fi de melhor qualidade

Segundo as estimativas da Internet World Stats, cerca de 747 milhões de europeus utilizaram a Internet em 2021. Ou seja, 89,2% da sua população. Uma percentagem elevada em comparação com o resto do mundo, onde apenas cerca de 68% está online. As pessoas navegam na Internet principalmente utilizando o Wi-Fi da sua própria casa. Mas qual é a qualidade da rede doméstica dentro das suas próprias quatro paredes? Nem sempre é a ideal. Se quiser fazer stream dos melhores momentos das séries sem falhas, descarregar rapidamente as últimas atualizações dos jogos ou simplesmente ler rapidamente as notícias na Internet, precisa de uma rede Wi-Fi estável e rápida. No contexto do Dia Mundial do Wi-Fi, que se assinala hoje, a devolo ajuda-o a pôr o seu Wi-Fi em forma com estas cinco dicas fáceis. 1ª Dica: Rápida verificação do Wi-Fi Os utilizadores da Internet apercebem-se muito rapidamente se a cobertura Wi-Fi é boa ou má. No entanto, fazer uma breve análise da sua situação é um primeiro passo valioso. Estão disponíveis ferramentas de análise úteis para o ajudar nos seus esforços. Os especialistas recomendam frequentemente o Ookla Speedtest. Com o apoio desta aplicação, pode verificar facilmente as velocidades Wi-Fi com o seu smartphone ou tablet em todas as divisões da sua casa para encontrar os “buracos negros do Wi-Fi”. 2ª Dica: Posicionamento ideal do router O Wi-Fi é demasiado lento ou a ligação é interrompida com cada vez mais frequência? Normalmente, isto deve-se a um problema de alcance, uma vez que muitas casas têm o router algures num canto, atrás de um vaso de flores ou, pior ainda, na cave. Uma posição central e ligeiramente elevada é ideal para um router, por exemplo, num aparador ou num armário “no meio” de um apartamento. O Wi-Fi do router não deve ser bloqueado…

20 Junho 2023
Sandra M. Pinto

Segundo as estimativas da Internet World Stats, cerca de 747 milhões de europeus utilizaram a Internet em 2021.

Ou seja, 89,2% da sua população. Uma percentagem elevada em comparação com o resto do mundo, onde apenas cerca de 68% está online. As pessoas navegam na Internet principalmente utilizando o Wi-Fi da sua própria casa. Mas qual é a qualidade da rede doméstica dentro das suas próprias quatro paredes? Nem sempre é a ideal. Se quiser fazer stream dos melhores momentos das séries sem falhas, descarregar rapidamente as últimas atualizações dos jogos ou simplesmente ler rapidamente as notícias na Internet, precisa de uma rede Wi-Fi estável e rápida. No contexto do Dia Mundial do Wi-Fi, que se assinala hoje, a devolo ajuda-o a pôr o seu Wi-Fi em forma com estas cinco dicas fáceis.

1ª Dica: Rápida verificação do Wi-Fi

Os utilizadores da Internet apercebem-se muito rapidamente se a cobertura Wi-Fi é boa ou má. No entanto, fazer uma breve análise da sua situação é um primeiro passo valioso. Estão disponíveis ferramentas de análise úteis para o ajudar nos seus esforços. Os especialistas recomendam frequentemente o Ookla Speedtest. Com o apoio desta aplicação, pode verificar facilmente as velocidades Wi-Fi com o seu smartphone ou tablet em todas as divisões da sua casa para encontrar os “buracos negros do Wi-Fi”.

2ª Dica: Posicionamento ideal do router

O Wi-Fi é demasiado lento ou a ligação é interrompida com cada vez mais frequência? Normalmente, isto deve-se a um problema de alcance, uma vez que muitas casas têm o router algures num canto, atrás de um vaso de flores ou, pior ainda, na cave. Uma posição central e ligeiramente elevada é ideal para um router, por exemplo, num aparador ou num armário “no meio” de um apartamento. O Wi-Fi do router não deve ser bloqueado por outros objetos localizados à frente ou ao lado do router. O router tem antenas externas? Estas podem estar dispostas em diferentes ângulos. Experimente diferentes posições da antena até a receção melhorar.

3ª Dica: O router é demasiado antigo?

Se tiver de substituir o seu router antigo, o novo modelo deve definitivamente suportar Wi-Fi 5 (Wi-Fi ac) ou mesmo Wi-Fi 6 (Wi-Fi ax). Ambas as normas são consideravelmente mais rápidas do que o Wi-Fi 4 (Wi-Fi n). Além disso, uma parte do Wi-Fi 4, a banda de 2,4 GHz, está extremamente sobrecarregada em muitas grandes áreas urbanas. O seu Wi-Fi ganha velocidade novamente ao mudar para um modelo de router que suporte a norma Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 6.

4ª Dica: Repetidores Wi-Fi para curtas distâncias

Obstáculos como paredes ou tetos de betão armado funcionam como um travão para o Wi-Fi, que se torna cada vez mais lento e, no pior dos casos, acaba por parar completamente. Para os pequenos apartamentos com varanda e para melhorar o desempenho do Wi-Fi num só piso, a devolo propõe-lhe o devolo WiFi 6 Repeater 3000 (99,90 euros) e o devolo WiFi 6 Repeater 5400 (149,90 euros). Estes repetidores Wi-Fi aumentam o alcance da rede sem fios existente. Com velocidades de transmissão elevadas, funcionalidade Mesh avançada e configuração fácil com um botão.

5ª Dica: Para longas distâncias – Internet a partir das tomadas elétricas

No entanto, em grandes áreas habitacionais um repetidor já não é adequado porque os repetidores também utilizam a rede Wi-Fi para a transmissão de dados entre si. Nestes casos, existe uma solução indicada para longas distâncias Wi-Fi: os adaptadores Powerline. O truque: estes adaptadores utilizam a própria rede elétrica da casa como se fosse um longo cabo de dados. A vantagem: as paredes, os tetos de betão armado e até os sistemas de aquecimento por baixo do chão já não constituem um obstáculo, porque se trata de uma solução baseada em cabos. Os adaptadores Wi-Fi Powerline criam um ponto de acesso rápido em qualquer tomada elétrica. A instalação é extremamente fácil: ligue à tomada, aguarde um pouco e comece a navegar. Os modelos atuais combinam a melhor tecnologia Wi-Fi Mesh com a tecnologia Powerline mais rápida. O premiado devolo Magic 2 WiFi 6 cria uma velocidade Powerline rápida de 2400 Mbps no máximo e oferece Wi-Fi Mesh para uma rede sem fios rápida em toda a casa. Graças a estas dicas, o caminho está livre para o Dia Mundial do Wi-Fi e para o Wi-Fi em casa.

 

Mais Recentes

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 14 horas

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 14 horas

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 14 horas

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 14 horas

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 15 horas

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 16 horas

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 16 horas

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 17 horas

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 17 horas

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 19 horas

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 20 horas

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 20 horas

Diga adeus aos buracos na parede: com esta invenção tudo fica muito mais simples (por apenas 4,99 euros)

há 21 horas

Descobrimos a árvore de Natal perfeita: é original, não ocupa espaço e custa 12,99 euros (só no Ikea)

há 21 horas

É a loucura: este brilho labial da Mercadona com efeito tridimensional é perfeito para o Natal

há 21 horas

Óbito: Morreu o artista plástico moçambicano Noel Langa

há 22 horas

Filme revela o músico Elton John como nunca o viu antes: como bónus mostra imagens inéditas de John Lennon

há 22 horas

Óbito: Morreu o pianista e compositor francês Martial Solal

há 22 horas

Cancro do pâncreas: estudo poderá facilitar deteção precoce da doença

há 22 horas

As 5 prendas vintage que toda a gente vai querer receber este Natal

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.