Simulação com pacientes virtuais sensibiliza para a importância da Dádiva de Sangue

Casos clínicos virtuais ilustram o impacto deste nobre ato que salva-vidas. Futuros profissionais de saúde desenvolvem competências essenciais de forma imersiva e realista.

Inovar o modo como os alunos do Ensino Secundário aprendem sobre a importância crucial da dádiva de sangue é o principal objetivo da parceria celebrada entre o America’s Blood Centers (ABC) e a empresa portuguesa – Take The Wind (TTW) – criadora da plataforma de pacientes virtuais: Body Interact. A colaboração assinada por cinco anos procura reforçar e incentivar a compreensão por
parte dos estudantes com idades entre os 16 e os 18 anos para a importância crítica desta dádiva.
Kate Fry, Diretora Executiva dos America’s Blood Centers, manifestou a sua expetativa relativamente à parceria, afirmando “proporcionar uma experiência de aprendizagem envolvente e interativa que ajudará a reforçar e a diversificar o fornecimento de sangue nos próximos anos”. Da mesma forma que reforçam a capacidade dos educadores de proporcionar uma educação envolvente e impactante nas salas de aula.
Alinhada com a procura e exigência dos estudantes por oportunidades de educação recorrendo a plataformas digitais na área da saúde, a TTW vai desenvolver 10 casos clínicos Body Interact para serem integrados como parte do programa educacional “Vein to Vein: A ciência da doação de sangue”.
Na opinião de Raquel Bidarra, US Country Manager da Body Interact, “a dádiva de sangue não é apenas um ato nobre, mas também crítico que pode tocar os entes queridos dos estudantes e das comunidades em que estão envolvidos”. Por esta razão, a empresa portuguesa pretende “chamar a atenção para a relevância universal da dádiva de sangue através da aprendizagem experimental”.
Segundo a ABC houve um declínio preocupante de 60,7% nas doações de indivíduos com idades entre 16 e 18 anos entre 2019 e 2021 nos Estados Unidos. Considerando que no ano anterior quase 20% de todas as unidades de sangue foram hospedadas em Escolas Secundárias ou Faculdades, a organização reconhece a importância da educação precoce e do cultivo de doadores vitalícios.