A síndrome de Borderline é um transtorno de personalidade limítrofe que pode afetar seriamente a disposição e qualidade de vida das pessoas. É caracterizada por mudanças súbitas de humor, pelo medo de abandono e por comportamentos impulsivos que podem ser capazes de colocar em risco a sua segurança (e a dos outros).
Habitualmente estas pessoas vão alternando entre momentos em que se sentem mais tranquilas e estáveis, que dão origem mais tarde a outros momentos depressão, raiva e ansiedade que se podem manifestar através de comportamentos descontrolados.
Todos estes sintomas começam a surgir ao longo da adolescência e tornam-se mais frequentes no começo da idade adulta.
É comum que a síndrome Borderline seja confundida com outras doenças como a esquizofrenia ou bipolaridade. No entanto a duração e intensidade das emoções é bastante diferente. Torna-se assim fundamental que cada caso seja avaliado por um profissional clínico capaz de fazer um diagnóstico exato.
Eis 10 dos principais sintomas a que deve estar mais atento, listados recentemente pelos especialistas do portal TuaSaúde.
- Exagero de sentimentos negativos. O medo, a vergonha, o pânico e raiva são manifestados de uma forma exagerada e desproporcional à situação.
- Juízo de valor instáveis sobre si mesmo e sobre os outros. Menor capacidade de avaliar corretamente as outras pessoas, considerando alguém “boa pessoa” num momento e num outro já como alguém terrível.
- Medo de abandono. Especialmente em relação a amigos e familiares. Pode ser capaz de ameaçar fazer algo drástico em caso de abandono.
- Dificuldade a controlar emoções. Choro fácil e compulsivo ou momento de enorme euforia, sem explicação.
- Comportamentos de dependência. Vicio do jogo, gasto de dinheiro descontrolado, consumo exagerado de comida ou drogas.
- Baixa autoestima
- Comportamentos impulsivos e perigosos. Sexo sem proteção, abuso de drogas, desrespeito pelas regras ou leis.
- Insegurança em relação a si próprio e em relação aos outros.
- Sensação crónica de vazio. Auxiliada por um sentimento de constante rejeição.
- Dificuldade em aceitar críticas.