Um estudo publicado a 12 de janeiro na revista Menopause encontrou uma ligação entre os sintomas da menopausa, especialmente depressão e disfunção sexual, e desempenho cognitivo em áreas como memória, atenção e habilidades de linguagem.
«Muitas vezes as mulheres não reconhecem esses sintomas como parte da menopausa», afirma Margaret Nachtigall, ginecologista da NYU Langone Health e professora assistente clínica da NYU School of Medicine, em Nova Iorque. «Como os problemas cognitivos podem desenvolver-se lentamente, elas podem não ver isso como estando relacionado com a perda de estrogênio».
Para perceber se o desempenho cognitivo das mulheres está relacionado com a gravidade dos sintomas da menopausa, os investigadores analisaram 404 mulheres numa área rural no norte da Índia. As mulheres tinham entre 40 e 65 anos e não faziam uso de terapia hormonal.
As mulheres foram divididas em quatro grupos para que os investigadores pudessem observar a frequência e a gravidade dos diferentes sintomas de acordo com o estágio da transição da menopausa.
Os investigadores descobriram que o desempenho cognitivo das mulheres estava ligado à gravidade de certos sintomas da menopausa, especialmente depressão e disfunção sexual.
A disfunção sexual pode manifestar-se de diferentes maneiras durante a menopausa, algumas mulheres sentem como se estivessem com secura vaginal , comichão ou sensação de lixa na vagina.
Uma diminuição na excitação ou na resposta sexual e prazer também são sintomas de disfunção sexual, de acordo com a Sociedade Norte-Americana de Menopausa.
Os investigadores não encontraram associação entre a gravidade dos sintomas vasomotores e o desempenho cognitivo, embora outros estudos tenham sugerido que tal associação existe.