<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sintra assinala centenário de José Saramago, Agustina Bessa-Luís e Eugénio de Andrade

13 Abril 2023
Sandra M. Pinto

Saiba mais

A Câmara Municipal de Sintra irá assinalar o centenário do nascimento dos escritores José Saramago, Agustina Bessa-Luís e Eugénio de Andrade com a iniciativa “100³” (100 ao cubo), numa programação marcada por diversos eventos em todo o concelho de abril a novembro.

Ao longo do ano, poderá participar nas mais variadas atividades dedicadas a estes três ilustres escritores, nomeadamente, visitar exposições, assistir a teatros, filmes e espetáculos, ou assistir a conferências.

Para este mês, a autarquia de Sintra preparou três iniciativas gratuitas, uma dedicada a Eugénio de Andrade, e duas centradas em José Saramago, estas últimas que dão seguimento às comemorações iniciadas no ano transato e que continuam em 2023 para também celebrar os 25 anos da atribuição do Nobel da Literatura.

O primeiro evento acontece no dia 13 de abril, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Sintra e tem como mote “Conversas à Volta de… Saramago”. Aberto à comunidade em geral, este momento pretende ser um diálogo informal sobre a vida, obra e legado de José Saramago, com a presença do editor Zeferino Coelho e dos escritores Afonso Cabral e Miguel Real.

No dia 22 de abril, este espaço cultural volta a ser palco para esta iniciativa, com o espetáculo intimista “O poeta da Terra”, pelo Ópera Tejo, com leituras de textos de Eugénio de Andrade por Carla Chambel, acompanhados ao piano por Raul Pinto.

O Centro Cultural Olga Cadaval recebe a obra “Memorial do Convento”, de 18 a 20 de abril, pela Éter Produção Cultural, com espetáculos às 11h00 e 15h00. As reservas devem ser feitas através de e-mail e destinam-se exclusivamente à comunidade educativa.

Esta peça é uma adaptação dramatúrgica, que não altera as palavras do autor da obra literária e assenta num trabalho de reescrita, seleção dos excertos significativos, criação de diálogos implícitos no texto literário, criação de tempo e espaço dramáticos.