Sofre de ansiedade? Conheça estas formas de manter o stress sob controlo

Segundo a Direção-Geral de Saúde, as perturbações de ansiedade são uma doença crónica que pode ter efeitos graves na nossa saúde e é um dos maiores contribuintes para a incapacidade no trabalho.

Cada pessoa tem as suas próprias razões provocadoras de ansiedade e métodos para a controlar e assim ajudar a reduzir o stress e poder ter uma vida mais longa, mas, primeiro, os especialistas sugerem que se compreendam as razões que originam as preocupações e o porquê. Apesar de alguns especialistas serem da opinião que os ataques de ansiedade podem ser desencadeados sem motivo aparente, o portal Healthline partilha 11 estímulos causadores de distúrbios de ansiedade mais comuns.

1- Stress

2- Conflitos

3- Festas ou eventos sociais

4- Preocupações financeiras

5- Pensamentos negativos

6- Falhar refeições

7- Cafeína

8- Medicação

9- Problema de saúde

10- Falar ou atuar em público

11- Estímulos pessoais como cheiros, lugares ou músicas

Como alguns estímulos podem ter uma natureza diversa – genéticos, ambientais ou uma combinação dos fatores anteriores – e ser difíceis de detetar, identifica-los é a primeira etapa no controlo do que stressa uma pessoa e evitar a ocorrência de distúrbios de ansiedade. Para identificar os seus estímulos pode aprender algumas estratégias, desde começar a escrever um diário, onde pode ser honesto e paciente consigo próprio, a falar com um especialista que pode ajudar a identificar através de outros métodos.

Como manter o stress sob controlo?

Por outro lado, como forma de aliviar os pontos de stress, o site norte-americano Considerable falou com psiquiatras e psicólogos que ofereceram as seguintes 4 práticas, retiradas das conversas com esses especialistas, para ajudar a manter a ansiedade controlada e a ter uma vida tranquila.

1- Praticar regularmente exercício físico

As vantagens do exercício físico regular para a saúde já são bem conhecidas, nomeadamente para a função cognitiva de quem tem mais de 50. Além de que, nós também explicamos qual a melhor forma de o fazer. O seu corpo e a mente, decididamente, agradecem.

2- Criar uma rotina

Para evitar sentir-se oprimido e isolado, uma rotina sólida pode ser a solução, segundo a psicóloga clínica Tina Tessina, que recomenda «ficar ocupado e manter contacto». A especialista sugere que «crie um cronograma de coisas para fazer e que o cumpra». Jardinagem, voluntariado, exercício (como caminhar com os amigos) «são úteis para manter a ansiedade afastada».

3- Realizar exercícios de respiração

Já a psicóloga clínica Christine Scott-Hudson acredita no poder da respiração e em como «mudar conscientemente a forma de respirar é um processo que ajuda a aumentar os sentimentos de regulação emocional de maneira rápida, segura e sem medicamentos prescritos». Além disso, pode «adormecer mais facilmente», acrescenta a especialista.

4- Obter aconselhamento especializado

No caso de a ansiedade ser cronica ou incapacitante, um profissional especializado pode ajudá-lo a aprender e implementar estratégias comportamentais que desconhece. Também existem medicamentos que o podem ajudar com vários níveis de ansiedade, para os quais é necessária a opinião do especialista.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...