Stressado logo de manhã? 5 dicas para ter um início de dia mais relaxante

Mal sai da cama, começa o seu dia num ritmo stressante que o deixa esgotado ainda nem saiu de casa? Experimente seguir as próximas sugestões para chegar ao fim do dia com a tranquilidade estampada no seu semblante.

Para ter um princípio de dia mais calmo e revigorante, de forma a conseguir suportar as agruras do dia de trabalho, existem algumas medidas que o podem ajudar. Nomeadamente, estas 5 listadas pelo The Guardian:

1- Preparações na noite anterior

O médico e autor Hazel Wallace sugere que prepare o que puder na noite anterior, desde o almoço até a arrumação das roupas, enquanto a organizadora profissional Vicky Silverthorn dá os exemplos de deixar os itens necessários perto da porta ou de utilizar notas post-its como lembretes.

Antes de dormir pode verificar a previsão do tempo, ver se tem a agenda atualizada e aprontar a medicação do próximo dia também o podem fazer sentir-se melhor preparado para as rotinas do dia quando acordar.

2- Defina o alarme para quando quer levantar e não faça “ronha”

O professor de neurociência Matthew Walker, da Universidade da Califórnia, em Berkeley nos Estados Unidos, recomenda que programe o seu despertador para quando se tenciona levantar e a não interromper o sono de qualidade e ininterrupto, para ficar mais uns cinco minutos a pensar em levantar-se. Em vez disso, experimente deixar o despertador longe da cama, assim já terá que se levantar para o desligar.

3- Arrume as coisas de que não precisa e seja mais prático

Vicky Silverthorn recomenda que deve ter algumas ações na sua rotina, como por exemplo: colocar as chaves e outros itens essenciais (casaco, telemóveis, carteira) sempre no mesmo lugar ao entrar em casa. Um gancho atrás de uma porta, uma bandeja ou uma gaveta: «tenha um sítio para tudo, para a sua arrumação». A própria organização da casa também pode levar a que tenha uma rotina mais simplificada, pois «quanto menos coisas tiver, mais fácil é cuidar da sua casa e ganha mais tempo para cuidar de si».

4- Prepare o pequeno-almoço de noite

Hazel Wallace, por exemplo, faz aveia durante a noite e leva-as para o trabalho no dia seguinte, de forma a perder menos tempo de manhã. Já a organizadora profissional ouvida pelo The Guardian, Vicky Silverthorn, diz que processos simples podem conduzir a uma maior facilidade de criar rotinas, sobretudo na cozinha, «que é o centro da casa».

5- Tire uns minutos para si longe do que é eletrónico

Para muitos de nós, pegar no telemóvel é das primeiras coisas que fazem depois de acordar (para ver os emails ou redes sociais e não simplesmente desligar o despertador). Vicky Silverthorn exorta a que, depois de acordar, se mantenha pelo menos cinco minutos longe dos aparelhos. Esse tempo pode ser o suficiente para manter a sua cabeça arrumada e sem stresses. Nesse sentido, Hazel Wallace sugere ainda que para evitar o stress matutino veja ou ouça como está o trânsito antes de se meter na estrada. Caso não encontre alternativas, saia com bastante tempo, use sapatos confortáveis, leve um livro ou tenha um podcast pronto.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...