Partilhar

Sugestão de leitura: “Lisboa II – Os Países Neutros e a Pilhagem Nazi”, de Neill Lockery, conta o papel de Portugal no saque da Segunda Guerra Mundial

A Casa das Letras edita na próxima terça-feira, 16 de abril, “Lisboa II – Os Países Neutros e a Pilhagem Nazi”, do reputado historiador britânico Neill Lockery que, com com base em informação inédita, revela os meandros da fuga dos tesouros roubados pelos nazis e o papel que Portugal teve no desaparecimento de obras de arte de colecionadores judeus, como os Rothschild, e de galeristas importantes, como Paul Rosenberg

14 Abril 2024
Sandra M. Pinto

Neill Lockery, que vive em Portugal, continua assim o bestseller “Lisboa: A Guerra nas Sombras da Cidade da Luz, 1939- 1945”, dando a conhecer aquilo a que chama “a última grande fuga da II Guerra Mundial”.

No final de janeiro de 1945, era evidente para a Alemanha que a guerra estava perdida. O III Reich estava em queda livre e os seus líderes, à exceção dos que se agrupavam em torno de Hitler no seu bunker de Berlim, procuravam fugir antes de serem capturados. Mas queriam levar consigo toda a riqueza que conseguissem: arte, pedras preciosas e ouro roubados. As suas rotas de fuga eram diversas: a Suécia e a Suíça ostentavam proximidade bancária e in­dustrial, enquanto Espanha e Portugal ofere­ciam uma costa atlântica convidativa e rotas marítimas para a América do Sul. E, de várias formas, cada uma destas chamadas nações neu­tras acolheu os fugitivos nazis, com a riqueza clandestina que transportavam.

“Lisboa II” relata a fascinante história da corrida para recuperar estes bens roubados antes que desaparecessem, e antes que a vontade de punir a Alemanha fosse substituída pelas considerações políticas da Guerra Fria, que se aproximava rapidamente. Neill Lochery dá a conhecer os meandros da fuga dos tesouros roubados pelos nazis e a passagem por Lisboa de muutos deles.

“Durante a II Guerra Mundial, e ainda antes desta, os nazis saquearam cerca de 20 por cento da arte e dos tesouros europeus. Este número fascina-me há já algum tempo. É claro que a quantidade roubada não conta a história toda. Quando estudei as longas listas de obras de arte que foram parar às mãos dos nazis, vi que incluíam os artistas mais importantes de todos os tempos, e mesmo alguns dos meus preferidos, como Pablo Picasso e Vincent van Gogh. A pilhagem sistemática dos nazis tomou a forma do roubo de coleções completas, particularmente a colecionadores judeus, como os Rothschild, e a galeristas importantes, como Paul Rosenberg, de Paris. Cada um destes roubos foi uma tragédia e, apesar de algum sucesso na recuperação das peças pela parte dos Aliados – famosamente através do trabalho dos aclamados Homens dos Monumentos – esta pilhagem permanece um crime por resolver ainda hoje”, escreve o historiador.

Neil Lockery  é especialista de renome mundial em política e história recente da Europa e do Médio Oriente mediterrânico. Autor de diversos livros aclamados pela crítica, incluindo Lisboa: A Guerra nas Sombras da Cidade da Luz, 1939- ‑1945, Portugal – Saído das Sombras da Revolução de 1974 até ao Presente, bem como Brasil – A Segunda Guerra Mundial e a Construção do Brasil Moderno e Porto: A Entrada para o Mundo, é professor catedrático de Estudos do Médio Oriente e do Mediterrâneo na University College London. Participa em numerosas palestras por todo o mundo, é comentador regular em assuntos internacionais e tem inúmeros textos publicados na imprensa internacional, incluindo o Wall Street Journal.

Mais Recentes

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 4 minutos

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 25 minutos

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 52 minutos

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 1 hora

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 1 hora

Nuria: conheça a próxima depressão que atingir Portugal esta semana

há 2 horas

Novas regras do Registo Nacional de Utentes em vigor para melhorar serviços de saúde

há 2 horas

Banda composta por utentes autistas ajuda músicos a ganhar autonomia

há 2 horas

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo

há 2 horas

Óbito : Morreu o ator Val Kilmer, de “Top Gun” e “The Doors”

há 3 horas

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 18 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 19 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 19 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 19 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 20 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 20 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 21 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 21 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 21 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.