O MODATEX, em parceria com a RDD Textiles, é responsável pela criação e desenvolvimento da t-shirt oficial que está a ser utilizada por todos os candidatos portugueses no 47º Campeonato do Mundo das Profissões – WorldSkills, que tem lugar em Lyon, até ao próximo dia 15 de setembro.
Esta peça, desenhada especificamente para a competição, distingue-se pela inovação e pelo compromisso com a sustentabilidade, marcando um passo em direção a uma moda mais responsável e consciente.
A t-shirt é composta por uma malha 100% Algodão Good Earth Cotton (GEC), uma fibra de algodão cultivada de forma regenerativa, originária de um programa agrícola que promove a restauração do solo, a conservação da biodiversidade e a utilização eficiente de recursos hídricos e químicos. A escolha deste material reflete o compromisso do MODATEX e da RDD Textiles com produtos rastreáveis e certificados, evidenciados pela incorporação da tecnologia FibreTrace®, que permite a partilha de relatórios detalhados e a inclusão de marcadores de fibra.
Outro destaque é a utilização de etiquetas verdes tingidas com um corante inovador – Algadye™ -, desenvolvido a partir de microalgas, um dos organismos mais eficientes do planeta. Este corante biodegradável substitui os produtos químicos tradicionais, derivados do petróleo, reduzindo o impacto ambiental e contribuindo para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas.
O processo de confeção foi executado pela Érius, garantindo um produto final de excelência, que combina conforto, alto desempenho e respeito pelo ambiente. A t-shirt dos candidatos portugueses ao WorldSkills não só reflete os valores da competição – de inovação e excelência – mas também uma visão clara de um futuro mais sustentável para a indústria da moda.
“A criação desta t-shirt representa o compromisso do MODATEX com a inovação, a sustentabilidade e o apoio ao talento nacional no WorldSkills. Estamos orgulhosos de ter desenvolvido uma peça que não só reflete os mais altos padrões de qualidade e desempenho, mas também simboliza uma moda mais consciente e responsável. Esta parceria com a RDD Textiles permitiu-nos ir além do design e criar um produto que está alinhado com os desafios ambientais do presente e do futuro,” afirma, José Manuel Castro, diretor-geral do MODATEX.
Para Barbara Leite, Head of R&D da RDD Textiles, “A possibilidade de desenvolver uma peça inovadora para a representação de Portugal numa prova tão distinta e com tanto talento foi um desafio que abraçámos com ambição e visão de futuro. A parceria com a Érius e o MODATEX permitiu-nos criar um produto que se destaca pelo seu design inovador, integrando materiais e processos que respeitam o equilibro natural em cada etapa do processo. Este projeto é resultado de um ecossistema colaborativo focado em soluções avançadas, tingimentos disruptivos, e na valorização do elevado desempenho, impulsionando, assim, um impacto positivo, consciente e responsável.”
Maria Moreira, Client Manager da Érius, acrescenta “Foi um privilégio e orgulho para a Érius Têxteis fazer parte do desenvolvimento deste novo projeto em conjunto com o RDD Textiles.