Os bichos da prata não têm asas e são tímidos em relação à luz. O seu corpo cinza-prateado, escamoso e aerodinâmico é a causa do seu nome, sendo que geralmente saem dos seus esconderijos à noite ou no escuro.
Embora estas pequenas criaturas sejam inofensivas, muitas pessoas t~em nojo delas, sendo que existem vários métodos que se podem por em pratica para se ver livre deles.
Preferem temperaturas ambientes entre 20 e 30 graus, são noturnos e escondem-se em rachas, juntas, fendas e buracos escuros durante o dia.
No escuro, procuram comida, sendo que a sua dieta consiste principalmente de carboidratos , como cabelos, flocos de pele, ácaros, farinha, flocos de cereais, produtos de panificação, cola amilácea ou pasta de papel de parede, algodão, linho, seda, mofo, papel e fibras sintéticas, insetos mortos e açúcar. Conseguem sobreviver durante vários meses sem comida.
Se as condições forem adequadas, multiplicar-se-ão rapidamente, pois cada fêmea põe até 100 ovos. Cerca de 30 dias depois, os filhotes eclodem e atingem o tamanho máximo após cerca de quatro meses.
Se aparecerem em grande número, pode ser uma indicação de existe um problema de mofo em sua casa.