Partilhar

Tem dificuldade em dizer “amo-te”? Estas 5 razões podem ajudar a explicar porquê

Este é um tema sensível que rapidamente se pode transformar num problema para um casal.

14 Fevereiro 2020
Forever Young

Para muitos de nós, dizer “eu amo-te” é algo absolutamente natural, que representa apenas uma expressão dos nossos verdadeiros sentimentos. É um “quase reflexo” que utilizamos para demonstrar o nosso afeto nas nossas relações amorosas ou familiares.

No entanto, para algumas pessoas verbalizar estas palavras pode ser um desafio tremendo. E, como tal, acabam muitas vezes por se manter silenciosas e não expressar as suas emoções. Acabando desta forma por criar algum afastamento com os seus amigos, parceiros ou familiares.

Esta dificuldade pode causar alguma tensão nas relações. Sentimo-nos magoados quando esperamos ouvir estas palavras e a outra pessoa simplesmente recusa-se a faze-lo. Esta situação muitas vezes até não será propositada e pode ser motivada por fatores mais complexos do que aquilo que podemos imaginar.

Por vezes a simples forma como fomos educados, o nosso ambiente familiar ou a nossa personalidade, podem determinar se somos mais ou menos capazes de nos expressar verbalmente.

É importante perceber que nem todos têm facilidade em dizer “amo-te”. Eis algumas das principais razões que podem justificar esta situação.

  1. Dificuldade em ser vulneráveis

Dizer este tipo de palavras e expressar de uma forma tão aberta o nosso amor pode ser uma experiência assustadora, que nos coloca numa posição muito vulnerável. Certas pessoas têm uma maior dificuldade em lidar com este tipo de situações. Para todos os que são mais ansiosos e receosos – que vivem algo “presos” pelo medo – dizer “amo-te” pode ser simplesmente demasiado.

  1. Não ouviam essas palavras na infância

A forma como somos educados e o ambiente em que vivemos durante a nossa infância é determinante para o nosso desenvolvimento pessoal.

Nem todos temos a sorte de ter pais que sejam bastante vocais e que não tenham qualquer problema em expressar o seu amor. Sobretudo no passado, os homens eram condicionados a ser menos emocionais junto dos seus filhos, procurando desta forma incutir uma ideia maior de respeito. A verdade é que é a natural que grande parte das crianças que não ouviram (ou não sentiram) o amor dos seus pais, tenham por sua vez também elas dificuldade em expressar os seus sentimentos.

  1. Não se sentem merecedores de amor

Dar e receber amor deveria ser a coisa mais natural do Mundo. Para algumas pessoas isso é verdade, mas para outras isso pode ser uma ideia bem mais complicada. Sobretudo nos casos em que não se sentem merecedores de receber o amor de outro ser humano.

Traumas e relações abusivas no passado podem ajudar a explicar o que leva uma pessoa a ter uma auto-estima tão baixa que a faça sentir que ninguém a poderá amar verdadeiramente.

  1. As palavras não fazem parte da sua forma de expressar amor

Muitas vezes as palavras não são a forma mais autêntica e verdadeira de expressar amor. Muitas pessoas têm formas diferentes de expressar os seus sentimentos. Apesar de para nós poder ser importante ouvir as palavras mágicas, deveremos compreender a forma de estar das outras pessoas. Para alguns, expressar amor passa por fazer certas coisas, por dar abraços, por tocar, dar presentes ou passar tempo de qualidade juntos… e não necessariamente por dizer certas frases ou palavras.

  1. Simplesmente precisam de mais tempo

Algumas sentem amor com maior facilidade e gostam de o expressar rapidamente e de forma espontânea. Outras não. Existem pessoas que são mais cerebrais, que são mais cautelosas e não gostam de dar grandes passos sem primeiro pensar tudo ao pormenor.

Isto não é necessariamente algo negativo, significa apenas que irão demorar mais tempo a assumir os seus sentimentos. Sendo que normalmente quando finalmente o fazem é porque o sentem verdadeiramente.

Mais Recentes

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 24 minutos

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 41 minutos

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 46 minutos

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 48 minutos

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 55 minutos

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 57 minutos

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 1 hora

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 17 horas

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 18 horas

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 18 horas

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 18 horas

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 18 horas

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 19 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 20 horas

É a loucura pelas novas botas da Zara: elegantes e confortáveis ​​vão salvar o outono

há 20 horas

Estudo revela que existem 3 tipos de donos de cães: qual é o seu?

há 21 horas

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 22 horas

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 22 horas

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 23 horas

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.