<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Tem filhos ou netos na escola pública? Estão de regresso as greves

29 Março 2023
Sandra M. Pinto

Saiba mais.

A greve por distritos que os professores realizam entre 17 de abril e 12 de maio prevê que cada dia de luta comece às 12:00, para retirar a possibilidade de serem requeridos serviços mínimos, foi hoje anunciado, avança a Lusa.

“A greve terá início às 12:00, prolongando-se até ao final do dia. A hora de início da greve tem por objetivo retirar a possibilidade de serem requeridos serviços mínimos, sob pena, se isso acontecer, de a greve ser inviabilizada, o que seria atentatório e violador do direito à greve”, afirmou hoje o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, que falava numa conferência de imprensa na Praça da República, em Coimbra.

A greve é convocada por nove organizações: Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL), Fenprof, Federação Nacional de Educação (FNE), Pró-Ordem, o Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados (SEPLEU), Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (SINAPE) , Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP), Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU) e Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE).

“Em cada distrito, às 12:00, estejam os professores a desenvolver que atividade for, ela será interrompida e os professores entrarão em greve e as escolas deixarão de desenvolver toda e qualquer atividade a essa hora e pelo resto do dia”, vincou Mário Nogueira.

Segundo o dirigente sindical, esta opção também procura “aliviar” os custos financeiros que os professores têm tido com a luta, sem “fazer baixar a dimensão do protesto e da luta”.

A greve arranca a 17 de abril no Porto e termina a 12 de maio em Lisboa, percorrendo, pelo meio, todos os distritos do país por ordem alfabética inversa (de Viseu a Aveiro), informou.

Em todos os distritos, os professores serão convocados para se concentrarem num local e, eventualmente, desfilarem para outro, como será o caso de Coimbra, em 04 de maio, em que os docentes vão desfilar da Praça da República até à representação do Ministério da Educação na cidade.

Também para evitar a requisição de serviços mínimos pelo Ministério da Educação, como já aconteceu no passado, em vez de haver um pré-aviso de greve para os 18 dias úteis, cada uma das nove organizações irá apresentar um pré-aviso de greve para cada um dos dias de luta.

Nesse sentido, haverá “162 avisos prévios de greve”, salientou Mário Nogueira.

Durante a conferência de imprensa, o secretário-geral da Fenprof confirmou a manutenção da greve nacional a 06 de junho, mesmo depois de a tutela ter mudado a data das provas de aferição para aquele dia.

“Sendo provas sem qualquer incidência na avaliação dos alunos e que podem ser recalendarizadas, não há lugar a serviços mínimos”, fundamentou o dirigente sindical.

Também nesse dia, haverá uma “grande manifestação nacional”, que irá decorrer em Lisboa e no Porto.

Por agora, as organizações sindicais mantêm a realização da greve às avaliações finais, que está dependente “da vontade do Governo” em negociar.

Nos dias 25 de Abril e 1.º de Maio, as organizações apelam aos professores para marcarem presença nas iniciativas que decorram no país nesses dias, tendo também ficado decidido levar as exigências dos professores até às comemorações do Dia de Portugal, 10 de junho, a ter lugar em Peso da Régua, assim como na abertura das Jornadas Mundiais da Juventude, a 01 de agosto, em Lisboa.

Mais Recentes

Há um alerta sobre a possível presença de fragmentos de vidro em garrafas de vinho deste país

há 12 minutos

Nunca deve usar uma fita para identificar a sua bagagem de porão: este é o motivo

há 26 minutos

Se vai viajar tenha atenção: já não pode levar este dispositivo eletrónico na mala

há 41 minutos

O Nomad Souk faz anos e celebra desde o nascer do sol até às estrelas da noite

há 1 hora

Celebre os Santos Populares com uma homenagem contemporânea à sardinha

há 2 horas

Gostar de sushi ok, mas isto é um exagero: pagam 1,2 milhões de euros por um atum

há 3 horas

Cansado das chamadas e SMS suspeitas? Descubra como se proteger do smishing e vishing

há 3 horas

Airbus nomeia Nathalie Hellard-Lambic para Head of Country em Portugal

há 3 horas

O mundo está a mudar: turistas de mais de 60 países terão de pedir autorização para entrar na Europa

há 3 horas

Confusão a bordo: voo cancelado após confusão com portugueses

há 3 horas

Número de multimilionários cresceu em todas as regiões do mundo, mas há uma que se destaca (não é essa que está a pensar)

há 3 horas

Óbito: Morreu Devin Harjes, ator de ‘Boardwalk Empire’, vitima de cancro

há 3 horas

Marília Cravo assume liderança da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia

há 3 horas

Uma chuva de verdadeiros “milagres” financeiros vai cair sobre estes 3 signos

há 3 horas

Óbito: Morreu Ronald Fenty, pai de Rihanna

há 4 horas

Pausas no trabalho: sabe quantas pode fazer ao longo do dia? Qual a sua duração? E se podem ser “proibidas”? Eis o que diz a lei

há 4 horas

Óbito: Morreu a empresária bracarense Alexandra Braga

há 4 horas

Óbito: Morreu António Boronha, vice-presidente da FPF e antigo presidente do Farense

há 4 horas

Óbito: Morreu a atriz Loretta Swit, a “Hot Lips” da série “M*A*S*H”

há 4 horas

Se quer ser mais feliz experimente tornar estas 10 (pequenas) coisas num hábito

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.