No inverno muitas pessoas que vivem com doenças autoimunes crónicas sentem um aumento de dores e dos sintomas típicos dessa época do ano.
O desenvolvimento de um plano de gestão de doença é uma maneira de tornar os dias frios menos desconfortáveis.
Estudos referem que não é o clima específico que causa dor, mas mudanças no clima local. As pessoas acostumam-se ao ambiente e, eventualmente, tornam-se mais sensíveis, independentemente de onde vivem, se forem suscetíveis a sintomas relacionados com o tempo frio.
Outra razão para um aumento das dores durante o frio reside no fato de o ar frio pode causar um aumento na quantidade de espasmos musculares e diminuir a circulação sanguínea, agravando a sensação de dor.
A aplicação de calor nas mãos e pés pode trazer um benefício substancial para pacientes com artrite. Deve ser feito com cautela e orientação de um médico.
No vestuário, devem pensar tanto na funcionalidade (por exemplo, facilidade de abertura e fecho) quanto na durabilidade (proteção contra intempéries). Apesar de mantê-la quente e seco, itens volumosos ou pesados podem dificultar os movimento e afetar o equilíbrio.