De acordo com os especialistas, o riso envia uma mensagem para o cérebro produzir endorfina. Quanto mais intensa for a sensação, maior será a produção dessa hormona, conhecida como a da felicidade. Assim rir:
Ajuda a reduzir a ansiedade
Ao sorrir, aumentamos a produção de algumas hormonas, como a endorfina e a serotonina, com as quais diminuímos os sintomas de stress e ansiedade. Ao sorrir, aproximadamente 17 músculos são trabalhados em simultâneo, relaxando o corpo de tensões.
Estimula a circulação sanguínea
O ato de sorrir relaxar, o que ajuda o sistema imunológico a funcionar de uma forma mais eficiente. Facilita o aumento do fluxo sanguíneo, bombeia o sangue com mais energia, baixa a pressão arterial e ajuda a prevenir ataques cardíacos e outras doenças do coração.
Tonifica os músculos faciais
Quando rimos movimentamos a musculatura do rosto, melhorando a elasticidade da pele. Segundo alguns estudos, quando damos uma boa risada, diversos músculos são ativados favorecendo a circulação sanguínea facial, fazendo com que a pele fique mais firme e prevenindo o aparecimento de rugas.
Melhora o funcionamento do cérebro
Rir faz com que os pulmões inspirem e expirem o ar com mais rapidez, levando oxigénio a todo o corpo. Uma boa gargalhada ajuda a desenvolver os pensamentos com maior clareza, além de ajudar a um processo criativo mais eficaz.
Melhora a qualidade de vida
Especialistas defendem que o sorriso traz benefícios à mente e ao corpo, auxiliando o bom funcionamento dos músculos faciais e abdominais, além dos sistemas respiratórios, cardiovasculares e imunológicos.
Torna as coisas mais leves
Ao encaramos as adversidades com positividade e um sorriso no rosto, os dias surgem mais fáceis e prazerosos, melhorando a qualidade de vida, além de ajudar na autoestima.