A partir do seu uso diário, é possível aumentar os níveis dessa hormona no sangue e, assim, combater os sintomas que tendem a trazer grandes desconfortos aos doentes, como:
- falta de equilíbrio no humor;
- incapacidade de ter ou manter uma ereção;
- perda de força:
- ganho de gordura.
O produto nunca deve ser utilizado sem a devida recomendação médica e o acompanhamento de um especialista. Inclusive, o excesso de testosterona pode ter sérias consequências para a saúde, como infertilidade, problemas no fígado, maior risco de trombose e parada de produção da testosterona.
Quando um homem é diagnosticado com baixa testosterona, recomenda-se a reposição hormonal para normalizar o nível da hormona no sangue. Isso pode ser feito de diversas formas, dependendo diretamente da quantidade que precisa ser reposta, assim como da preferência do homem.
Pode-se optar por utilizar medicamentos orais, injeções mensais, adesivos diários, implantes hormonais ou a testosterona em gel.
Essa última opção, é disponibilizada em gel que deve ser espalhado pela pele, de preferência em áreas sem pelo, como no interior do braço e ombros, por exemplo.
Após a aplicação, é importante esperar a absorção do produto antes de vestir uma peça de roupa ou ter algum contato físico com alguém, uma vez que isso pode reduzir a dose pela fricção direta.
Esse período de absorção leva entre 5 e 10 minutos.
A testosterona em gel traz todos os benefícios que a reposição hormonal proporciona para o homem de forma geral, como:
- aumento da densidade óssea e da massa magra;
- recuperação da força;
- restauração da libido;
- capacidade de ter e manter uma ereção para se relacionar sexualmente;
- melhora do humor e as funções cognitivas.