Todo o cuidado é pouco: previna-se contra as burlas e não estrague as suas férias

Airbnb e Polícia de Segurança Pública (PSP) ajudam a precaver-se contra as burlas nas férias

Da fraude com cartões de crédito ao phishing, a era digital deu origem a inúmeras ameaças de fraude. Enquanto os viajantes portugueses procuram tirar partido das férias de verão, os autores de fraudes podem tentar enganar as pessoas, fazendo-as pensar que estão a reservar com uma empresa legítima através de websites, mensagens de texto e e-mails falsos, ou mesmo nas redes sociais.
A Airbnb e a Polícia de Segurança Pública (PSP) estão a lançar uma campanha conjunta para ajudar os viajantes portugueses a detetar fraudes nas reservas de alojamento durante o período mais intenso de reservas para as férias de verão, que tem lugar na primeira semana de julho.
O equívoco comum de que os “Boomers” são mais suscetíveis de serem vítimas de burlas
De acordo com uma pesquisa, as pessoas pensam que os Baby Boomers são os mais suscetíveis de serem burlados. No entanto, a investigação mostra que a Geração X foi mais burlada do que qualquer outro grupo etário e que a Geração Z e os Millennials são os menos preparados para lidar com as burlas, com quase um terço a admitir que não saberia a quem pedir ajuda se fosse burlado. O tipo mais comum de burla em que todos os grupos etários caem é o phishing, em que os burlões induzem as pessoas a partilhar informações sensíveis através de e-mails falsos, mensagens de texto ou chamadas.
Dicas da PSP e da Airbnb para ajudar os viajantes portugueses a evitar fraudes nas férias
  1. Nunca clique em links inesperados – Links e anexos falsos em e-mails são projetados para levá-lo a sites criados para parecer um site real da empresa, mas podem induzir as pessoas a revelar informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito. Use a app da Airbnb ou aceda diretamente ao site (www.airbnb.pt) para garantir que está no site legítimo da empresa.
  2. Desconfie de ofertas invulgarmente baratas ou de depósitos elevados – Se um negócio ou oferta parecer demasiado bom para ser verdade, como os anunciados nas redes sociais, pode tratar-se de um burlão e é melhor terminar imediatamente toda a comunicação.
  3. Não pague as férias ou o alojamento por transferência bancária direta. Se pagar diretamente, opte por pagar com cartão de crédito – O pagamento por cartão de crédito oferece frequentemente uma melhor proteção do comprador e uma maior probabilidade de recuperar o seu dinheiro se algo correr mal.
  4. Permaneça no website ou app da Airbnb para reservar, pagar e comunicar – As estadias devem ser sempre reservadas e pagas na plataforma para aproveitar os processos seguros e as políticas de reembolso da Airbnb. Todas as reservas incluem a AirCover, o que significa que, se houver um problema grave com o seu anúncio que o anfitrião não consiga resolver, a Airbnb ajuda a encontrar um lugar semelhante ou irá proceder ao reembolso. Se alguém lhe pedir para sair da plataforma, deve comunicar o facto à Airbnb.
  5. Utilize uma palavra-passe diferente para cada conta online e adicione uma autenticação de dois fatores ou multi-fator – Se os seus dados online forem comprometidos, os burlões podem aceder aos seus dados pessoais e utilizá-los para se apoderarem das suas contas online.