Partilhar

Tome nota: entradas e saídas em Lisboa vão estar condicionadas

Saiba quando e o mtivo.

17 Abril 2023
Forever Young

“O maior problema para o público será entrar e sair de Lisboa nesse período de verão, em que a pavimentação vai ser feita de noite, para de dia estar a funcionar”, indica a IP, avança a Lusa.

As obras que decorrem no Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, vão condicionar o trânsito no verão, explicou esta segunda-feira um diretor da Infraestruturas de Portugal, sublinhando que os trabalhos em curso vão dar maior resistência antissísmica à infraestrutura.

Após uma visita ao estaleiro de obras, que começaram em agosto de 2022 e estão previstas terminar em fevereiro de 2024, o diretor de fiscalização da Infraestruturas de Portugal (IP) realçou à Lusa que o viaduto mantém-se seguro. “O viaduto não está em risco”, realçou Carlos Sousa, frisando que as obras, orçadas em 6,9 milhões de euros, vão dar-lhe “melhor resistibilidade” através de um reforço sísmico.

Entre as intervenções em curso estão o uso de aço para reforçar estruturas de betão armado já existentes nos pilares, assim como a sua pintura e de elementos metálicos. “Estamos a melhorar a fundação, a estrutura dos dois pilares principais, (…) que faz a ligação ao arco principal, o arco da Avenida de Ceuta – [tem] cerca de 100 metros de vão”, detalhou Carlos Sousa.

Com as obras a decorrer atualmente no pilar mais próximo de Lisboa, o trânsito na Avenida de Ceuta mantém-se normal, algo que não acontecerá no tabuleiro que liga à Autoestrada 5 (que vem de Cascais). Durante a visita, o engenheiro garantiu aos jornalistas que não será cortada a circulação, mas que deverá estar condicionada entre 15 de julho e 15 de setembro, embora ainda não esteja confirmado este período.

Segundo Carlos Sousa, “o maior problema para o público será entrar e sair de Lisboa nesse período de verão, em que a pavimentação vai ser feita de noite, para de dia estar a funcionar”, tal como os trabalhos de substituição das juntas de dilatação.

O Viaduto Duarte Pacheco, que tem o nome do ministro das Obras Públicas da altura, é uma das principais vias de acesso a Lisboa – foi projetado em 1937 pelo engenheiro João Alberto Barbosa Carmona e a obra foi executada entre abril de 1939 e dezembro de 1944.

A última intervenção na infraestrutura foi realizada há 20 anos, com o engenheiro Carlos Sousa a afirmar que obras de requalificação e reforço sísmico como a atual permitem prolongar o período de vida de equipamentos e atualizá-los a novas normas. Presentes estiveram o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, e o ministro das Infraestruturas, João Galamba, que realçou a importância do reforço em curso.

“O que estamos a fazer, após estudos vários e alteração de regulamentos europeus, é dotar uma infraestrutura, que foi construída em betão, de um reforço infraestrutural em aço, que seja resiliente a sismos”, resumiu João Galamba aos jornalistas no final da visita. Instado a reagir aos trabalhos da comissão de inquérito à TAP, o ministro recusou comentar.

 

Mais Recentes

Nem peixe nem marisco: esta é a realidade das delicias do mar

há 10 horas

Estas são as melhores dicas da Dyson para resgatar o seu cabelo no Inverno

há 10 horas

Permita-se ser dramático e presenteie a sua cara-metade com uma noite absolutamente teatral e cénica

há 10 horas

Estamos no inverno: a altura certa para experimentar a bebida que previne a perda de memória e aumenta a concentração

há 11 horas

Estes 3 signos têm excelentes hipóteses de ganhar bom dinheiro ainda esta semana

há 11 horas

Cuidados continuados: «Modelo de financiamento é um risco para finanças públicas», sublinha o Tribunal de Contas

há 12 horas

Nutricionista esclarece se o peixe enlatado é ou não saudável; e não podia ser mais clara nas suas conclusões

há 12 horas

Este café foi proibido em alguns países europeus devido à sua relação com o cancro: especialistas aplaudem a decisão (outros exigem mais regulação)

há 12 horas

Diga adeus aos regadores: Ikea apresenta uma invenção com a qual não terá de voltar a regar as plantas (e só custa 2,99 euros)

há 13 horas

Centro comercial oferece 2 horas de estacionamento (mesmo a tempo dos saldos)

há 14 horas

Surpreenda a sua cara-metade com um jantar mágico de São Valentim: descubram em conjunto este universo subaquático

há 14 horas

O ano da Serpente está a chegar: dê as boas-vindas ao Ano Novo Chinês com muito glamour e boa gastronomia

há 14 horas

Gosta de camélias? Não pode perder estas visitas e esta exposição

há 14 horas

Cientista português recebe bolsa para colorir fibras de algodão

há 15 horas

Do pelo aos movimentos: sinais que podem passar despercebidos e que indicam que o seu cão está com dores

há 15 horas

Sobrevivente do ataque do Hamas de 7 de outubro vai representar Israel na Eurovisão

há 16 horas

Este sintoma doloroso, que ‘piora à noite’, pode ser um sinal de doença fatal

há 16 horas

Entrevista: «Queremos revolucionar a saúde oral em Portugal, colocando a prevenção como prioridade», Hugo Madeira, médico dentista

há 17 horas

Alopecia ou queda de cabelo? Entenda as diferenças e saiba como tratar

há 17 horas

Conheça os dois novos destinos da easyJet para 2025 a partir de Portugal

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.