De acordo com a revista ‘Matter’, a temperatura a que a cerveja é servida afeta diretamente o seu sabor, intensificando o sabor alcoólico quando está muito gelada. Algo semelhante acontece com as bebidas alcoólicas servidas quentes, como o saquê japonês ou o uísque chinês; o que explicaria porque gostamos mais deles apresentados de uma determinada maneira.
O primeiro truque é um dos mais eficazes e consiste no uso de água, gelo e sal . Este procedimento é baseado numa reação que reduz a temperatura de derretimento do gelo, arrefecendo a água mais rapidamente. Enchendo um recipiente com água, gelo e uma quantidade generosa de sal (e submergindo nele as garrafas ou latas ) conseguimos que a cerveja atinja a temperatura ideal em cerca de 15 minutos.
Outra opção é colocar o recipiente, com os ingredientes e bebidas citados, dentro do congelador. Neste caso, se agitar levemente as garrafas ou latas enquanto elas estão submersas, é possível arrefecê-las em menos de 10 minutos.
O terceiro método usa papel de cozinha humido. O procedimento é o seguinte: é necessário embrulhar as garrafas ou latas de cerveja antes de colocá-las no congelador. Em cerca de 15 minutos ou mais, a cerveja estaá gelada. A ciência por trás desse truque explica que a rápida evaporação da água extrai calor da bebida, reduzindo assim a sua temperatura de forma eficiente.
Para quem procura resultados praticamente imediatos, existe a utilização de spray de ar comprimido. Embora normalmente seja usado para limpar teclados ou câmaras, esse objeto também pode ser usado para arrefecer a bebida. Ao aplicar gás comprimido na cerveja, é gerada uma camada de gelo que baixa a temperatura em poucos minutos. O movimento do spray deve ser uniforme para evitar o congelamento de apenas parte do frasco.