A Assinatura do Manifesto para a Sustentabilidade foi o grande destaque do primeiro dia da programação do espaço do Centro de Portugal na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. O Centro de Portugal é o Destino Nacional Convidado desta edição da feira, que pode ser visitada até o próximo domingo.
O Manifesto junta a Turismo Centro de Portugal (TCP) e as oito Comunidades Intermunicipais (CIM) deste território, num esforço conjunto para que a região Centro seja a primeira certificada internacionalmente com o selo Biosphere, que atesta a sustentabilidade da atividade turística. Esta é uma certificação atribuída a entidades que apostam decisivamente em cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas.
Assinaram o Manifesto para a Sustentabilidade a TCP e os presidentes das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões. A assinatura foi antecedida da apresentação do Plano de Ação para a Sustentabilidade 2023-2030 do Centro de Portugal, por parte de Patrícia Araújo, da Biosphere Portugal.
«Quando definimos esta estratégia, em 2019, sabíamos que era um projeto ambicioso, uma vez que envolve 100 municípios, que representam 32 por cento do território nacional. Mas também sabíamos que a sustentabilidade, nas suas vertentes ambiental, económica e social, não é um desafio nem é uma ambição, mas sim uma condição para que haja desenvolvimento para as populações e atratividade para os mercados turísticos. Este projeto vai ajudar o Centro de Portugal a crescer em valor e a fomentar a coesão territorial», explicou Pedro Machado, presidente da TCP.