O Dia dos Namorados é uma efeméride celebrada mundialmente, mas é, também, um dos períodos em que o risco de fraudes online é mais elevado.
A ‘fraude romântica’ explora a confiança e vulnerabilidade daqueles que procuram o romance. Referimo-nos a um tipo de esquema online em que os burlões criam identidades falsas para estabelecer ligações afetivas com as vítimas, conquistar a sua confiança e depois manipulá-las emocional e financeiramente. E estas fraudes podem ter consequências devastadoras. Só nos Estados Unidos, segundo a Comissão Federal de Comércio (FTC), as perdas reportadas com esquemas deste tipo ultrapassaram os 1,4 mil milhões de dólares em 2023, com prejuízos médios superiores a 2.000 dólares por pessoa. Na Europa, a Europol e a Interpol, observam um aumento preocupante da fraude romântica, frequentemente associada a esquemas de investimento fraudulentos, que têm vindo a causar perdas financeiras significativas.
A Visa partilha algumas recomendações para este Dia dos Namorados. Independentemente de como pretenda celebrar a data, é fundamental estar atento e alerta para não vir a ser vítima.
Aqui estão alguns aspetos a ter em conta:
🔴 Red flags: Sinais de alerta para fraudes
- Perfis de redes sociais demasiado perfeitos: Fotos de modelos, carreiras glamorosas e vidas demasiado perfeitas com poucos detalhes, podem ser motivo de desconfiança.
- Declarações de amor precipitadas: Se alguém diz “amo-te” demasiado cedo, pode ser um sinal de manipulação emocional.
- Recusa de encontros presenciais ou videochamadas: Se há sempre desculpas para evitar contacto real, desconfie.
- Histórias trágicas que levam a pedidos de dinheiro: Burlões usam narrativas emocionais para obter apoio financeiro.
✅Green flags: Indicadores de conexões genuínas
- Faça uma pesquisa de imagens para verificar se as fotos são autênticas.
- Não tenha pressa: Relacionamentos levam tempo a desenvolver-se.
- Mantenha a conversa na app: Muitas plataformas têm medidas de segurança para proteger os utilizadores.
Proteja-se, estando atento a potenciais sinais de alerta. e seja um consumidor e cidadão mais atento e perspicaz.