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Um alerta importante para pais e avós: «Metade das crianças pensa que não tem tempo suficiente para brincar», revela este estudo

30 Outubro 2024
Forever Young

Pouco importa se temos 3 ou 30 anos de idade, todos gostamos de brincar.

 No ano em que se celebram os 20 anos da IKEA em Portugal, a marca apresenta o seu mais recente Play Report, um estudo que reflete sobre o impacto da brincadeira nas relações familiares e no bem-estar das crianças.

 

A edição de 2024 deste estudo mostra que 90% das crianças afirmam sentir-se mais felizes quando brincam, reforçando a importância de proporcionar momentos lúdicos e de partilha em família, que estimulam a criatividade e a imaginação dos mais pequenos. Este dado contrasta com o facto de 49% crianças inquiridas terem afirmado não estar satisfeitas com o tempo disponível para brincar.

 

No cenário agitado da vida moderna, onde o ritmo acelerado e o stress dominam muitas vezes o dia a dia, este estudo revela que 95% dos pais acreditam que a felicidade das crianças está relacionada com o tempo ou a frequência com que brincam, fomentando a autoconfiança das crianças e fortalecendo a união familiar.

 

Atualmente, as famílias dão prioridade a passar mais tempo a brincar juntas do que há́ alguns anos. Contudo, mais de metade dos pais (54%) gostaria de ter mais tempo para brincar com as suas crianças, afirmando que demasiados trabalhos de casa, horas de televisão e atividades pós-escolares são os principais obstáculos a que tal aconteça.

 

“Na IKEA, acreditamos que brincar é fundamental para as crianças crescerem e aprenderem, e tem impacto na forma como vivem as suas rotinas diárias, dentro e fora de casa. Por isso, continuamos a desenvolver soluções que despertem a imaginação e incentivem o movimento e a gestão das emoções, não apenas nas crianças, mas também nos mais crescidos que vivem lá em casa.”, explica Cláudia Domingues, Diretora de Comunicação da IKEA Portugal.

 

O estudo analisa as diferentes dimensões da vida das crianças, nomeadamente as suas emoções, as suas necessidades e os seus comportamentos, com o objetivo de observar a influência dos momentos de brincadeira em ambiente familiar na sua confiança, felicidade e empatia.

 

Resumo das principais conclusões

  • 90% das crianças afirmam sentir-se sempre ou muitas vezes mais felizes quando brincam;
  • 51% das crianças sentem-se satisfeitas com o tempo que têm para brincar;
  • 95% dos pais afirmam que a felicidade das crianças está intrinsecamente ou de certa forma relacionada com o tempo ou a frequência com que brincam;
  • 54% dos pais gostariam de ter mais tempo para brincar com as suas crianças.
  • 51% dos pais passam mais tempo a brincar com as suas crianças comparativamente com alguns anos atrás.

 

Metodologia do estudo de 2024

Para o desenvolvimento da quarta edição deste estudo, foram inquiridas 7.000 crianças, bem como os seus pais, em sete países: Estados Unidos da América (E.U.A.), Alemanha, França, China, Japão, Polónia e Índia. Adicionalmente, a IKEA entrou em contacto com especialistas de todo o mundo e visitou 36 famílias (com crianças entre os 3 e os 12 anos) nos E.U.A., na China e na Alemanha, para obter uma perspetiva abrangente sobre a importância do brincar.

 

Conheça o estudo completo aqui.