Trata-se do túnel Fehmarnbelt que ligará a Alemanha e a Dinamarca de uma forma muito especial com base na sua infraestrutura.
E, embora possam existir túneis simples mais longos, a peculiaridade deste é que combinará tanto o tráfego rodoviário (automóveis e outros veículos rodoviários) como o ferroviário (comboios), e se falarmos desta composição, será o mais longo e o túnel mais profundo do mundo que combina os dois tipos de transporte.
No total, terá uma extensão de 18 quilómetros que ligará Rodbyhavn (Dinamarca) a Fehmarn (Alemanha). Curiosamente não será construído no local, mas sim em terra, e será posteriormente colocado no Mar Báltico, a uma profundidade de 40 metros.
Para a construção deste túnel serão utilizadas 360 mil toneladas de barras de reforço e só o canteiro de obras da parte dinamarquesa equivale a uma área de 373 campos de futebol.
Serão também utilizados 89 perfis de cimento: 79 do tipo padrão, com peso de 73 mil toneladas; e outras 10 restantes de 21 mil toneladas.
E, curiosamente, o túnel Fehmarnbelt vai exigir tanto aço quanto 50 torres Eiffel.