<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Um dos maiores túneis subaquáticos do mundo vai nascer na Europa: o aço usado corresponde a 50 torres Eiffel

8 Agosto 2024
Sandra M. Pinto

O túnel composto mais longo e profundo do mundo está a ser construído no coração da Europa

Trata-se do túnel Fehmarnbelt que ligará a Alemanha e a Dinamarca de uma forma muito especial com base na sua infraestrutura.

E, embora possam existir túneis simples mais longos, a peculiaridade deste é que combinará tanto o tráfego rodoviário (automóveis e outros veículos rodoviários) como o ferroviário (comboios), e se falarmos desta composição, será o mais longo e o túnel mais profundo do mundo que combina os dois tipos de transporte.

No total, terá uma extensão de 18 quilómetros que ligará Rodbyhavn (Dinamarca) a Fehmarn (Alemanha). Curiosamente não será construído no local, mas sim em terra, e será posteriormente colocado no Mar Báltico, a uma profundidade de 40 metros.

Para a construção deste túnel serão utilizadas 360 mil toneladas de barras de reforço e só o canteiro de obras da parte dinamarquesa equivale a uma área de 373 campos de futebol.

Serão também utilizados 89 perfis de cimento: 79 do tipo padrão, com peso de 73 mil toneladas; e outras 10 restantes de 21 mil toneladas.

E, curiosamente, o túnel Fehmarnbelt vai exigir tanto aço quanto 50 torres Eiffel.