O cinema é também uma das formas mais populares de entretenimento no mundo, existindo diversos géneros cinematográficos que podem ser explorados num só fim de semana. Entre os vários, os espectadores podem ser transportados para mundos imaginários, aprender sobre eventos históricos e culturais, ou simplesmente desfrutar de uma boa risada ou sentir medo da cena seguinte.
A pensar nisso, a Ampla, a mostra de cinema inclusiva que reúne no seu cartaz filmes premiados nos festivais de cinema portugueses, sugere cinco produções de cinco géneros diferentes para assistir em Lisboa, no próximo fim de semana, de 3 a 5 de março, na Culturgest, e que permitirão aos espectadores sentirem todas as emoções, através de um mesmo ecrã:
1. Uma animação com “O homem do lixo”: Esta é a animação que pode ser assistida na sessão de abertura da mostra Ampla, no dia 3 de março, às 21h00. Esta curta-metragem conta a história de uma família que se junta à mesa numa tarde quente de agosto, e aí recordam a história do tio Botão. Esta é uma personagem que passou da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo. Posteriormente, volta a Belmonte, numa carrinha cheia de “lixo”, mas que transforma num verdadeiro tesouro.
2. Documentário de “Cesária Évora”: Este é um retrato intimista da própria cantora, construído através de imagens de arquivo, algumas inéditas e outras raras, e testemunhos únicos. O filme acompanha as lutas e o sucesso da Diva dos Pés Descalços, passando desde os momentos de privacidade na sua casa para os camarins do mundo, e será transmitido no dia 3 de março, às 21h00.
3. Ficção em “Mato Seco em Chamas”: Passada em duas favelas de Brasília onde a principal moeda de troca é o petróleo, este filme conta a história de Chitara, a grande gasolineira da região, que toma a decisão de fidelizar os seus clientes junto ao seu poço particular. Tudo isto, num momento em que o Brasil se torna mais conservador, o que faz com que este posicionamento se transforme num ato político e tenha grandes consequências. Uma história a descobrir no dia 5 de março, às 15h00.
4. A infância em “My name is Fear”: Passando para uma proposta infantil, este é um filme que pretende alterar a perceção que as pessoas, nomeadamente, as crianças têm do “medo”, que normalmente evitam ou até acham embaraçoso. Desta forma, nesta história esta emoção quer gravar um vídeo para o seu “anfitrião”, para se dar a conhecer e, talvez, se tornar até seu amigo. Está disponível para ver em família, no dia 5 de março, às 11h30.
5. O terror de “Deadstream”: Para os mais corajosos, esta é uma proposta de terror, que se apresenta na noite de 4 de março, às 21h00. Esta longa-metragem conta a história de o vlogger Shawn Ruddy que, seis meses depois de perder a sua popularidade e os seus patrocínios, cria um plano mirabolante para reconquistar os seus seguidores. Desta forma, decide passar uma noite sozinho numa casa assombrada, que contém um passado repleto de mortes.