Uma colher de azeite ao pequeno-almoço dá saúde e energia, defendem alguns especialistas

A primeira refeição do dia ajuda a ter uma vida mais saudável e produtiva. Mais ainda se incluir azeite de qualidade. 

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Honenheim, na Alemanha, e publicado no American Journal of Clinical Nutri, concluiu que não tomar o pequeno-almoço pode influenciar para o mau funcionamento do metabolismo a longo prazo.

Segundo os especialistas, «este hábito pode prejudicar a flexibilidade metabólica. Ou seja, a capacidade do corpo de alternar entre o queimar gordura e carboidratos».

Em consequência disso «aumenta as possibilidades de inflamações, além do desequilíbrio de glicose no sangue, pois ignorar o café da manhã tem o potencial de aumentar o risco de obesidade e diabetes tipo 2», afirma o estudo.

Se adicionar uma colher de azeite extravirgem à sua refeição matinal pode trazer ainda benefícios para a sua saúde.

Desde prevenir doenças neurodegenerativas, proteger o corpo de doenças crónicas, como diabetes tipo 2 e evitar doenças cardíacas. Além disso, diversas pesquisas defendem que a presença de antioxidantes reduz o risco de cancro e fortalece o sistema imunológico. Mas há mais, pois como o azeite tem bastante vitamina E e antioxidantes, principalmente os polifenóis que combatem os radicais livres, ajuda a prevenir o envelhecimento das células. O azeite tem ainda vitaminas K e D, que ajudam a manter os ossos saudáveis, além de evitar fraturas e osteoporose.

Além de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde cardiovascular, o azeite melhora a função cognitiva e ingeri-lo logo de manhã nutre o cérebro e as membranas celulares que o compõem. O azeite, com seus inúmeros nutrientes e ácidos gordos, é um grande aliado na melhoria da memória e no combate a doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Devido ao método de produção do azeite, com temperaturas rigorosamente controladas, tomá-lo em jejum faz com que a digestão e o metabolismo funcionem mais rapidamente, purificando e estimulando o bom funcionamento do estômago. A gordura boa proveniente do azeite age como um laxante natural, prevenindo, sobretudo, a prisão de ventre e fazendo com que os nutrientes dos alimentos sejam mais bem absorvidos ao longo do dia. Também ajuda a limpar o fígado e todos os sistemas internos do nosso corpo, eliminando as toxinas e impurezas ao longo deste processo.

A colher de sopa repleta de azeite matutina é muito poderosa, pois possui uma grande quantidade de ácido oleico, que é responsável por transmitir a sensação de saciedade para o nosso cérebro, sendo capaz de inibir o apetite.Portanto, é indicado para quem estão em fase de reeducação alimentar.

Ler Mais