Localizadas na Jordânia, Petra é uma cidade histórica e arqueológica com uma incrível arquitetura esculpida na rocha, sendo exatamente daí que o vem seu nome, uma vez que Petra significa pedra em grego.
Petra possui uma mistura de arquitetura greco-romana e oriental. Os visitantes podem ali descobrir túmulos reais, tumbas, ruas ladeadas por colunas, portões, obeliscos e altares.
De acordo com os especialistas, a cidade de Petra foi fundada por volta de 312 A.C. pelos árabes nabateus, um povo nómada que habitava a região norte da Arábia, o sul da Jordânia. Aproveitaram a proximidade da região com as rotas comerciais para fazer negócio, transformando Petra na sua capital, sendo que os nabateus eram conhecidos pela sua habilidade na construção, na recolha de água e nos trabalhos de escultura em pedra. Por volta do século V, após conflitos com outros povos e dois terremotos, os nabateus decidiram abandonar a cidade, a qual foi descoberta pelo mundo ocidental em 1812 pelo explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt.
E sim, de facto Petra foi o cenário de grandes produções de Hollywood, como “Indiana Jones e a Última Cruzada”, “Transformers 2” e “Mortal Kombat: A Aniquilição”.