Uma estranha realidade: neste país vendem-se mais fraldas para adultos do que para bebés

A Oji Holdings, fabricante de fraldas japonesa, anunciou que vai deixar de produzir fraldas para bebés, para se focar no mercado para adultos.

Esta é a mais recente empresa a implementar essa mudança devido ao rápido envelhecimento da população no Japão, onde a taxa de natalidade atingiu níveis historicamente baixos. Na realidade, a venda de fraldas para adultos já ultrapassam as de bebés. Em 2023, o número de nascimentos foi de 758.631, representando uma queda de 5,1% em comparação com no anterior.

Em comunicado, a Oji Holdings afirmou que sua subsidiária, a Oji Nepia, fabrica atualmente 400 milhões de fraldas infantis por ano, sendo que a produção tem vindo a cair desde 2001, quando a empresa atingiu o pico com 700 milhões de fraldas.

Em 2011, a maior fabricante de fraldas do Japão, a Unicharm, informou que as suas vendas de fraldas para adultos haviam ultrapassado as de bebés.

Os números demonstram bem que o mercado de fraldas para adultos tem vindo a crescer no país asiático com uma das populações mais velhas do mundo, quase 30% dos seus habitantes têm 65 anos ou mais. 

A Oji Holdings acrescentou, no entanto, que vai continuar a fabricar fraldas para bebés na Malásia e na Indonésia, «onde espera que a procura cresça».

O menor número de habitantes no país deriva tanto do envelhecimento como da queda acentuada da taxa de natalidade, o que se tornou já numa crise para o Japão, uma das maiores economias do mundo.

Mas o Japão não está sozinho. A taxa de natalidade também tem diminuído em Hong Kong, Singapura, Taiwan e Coreia do Sul.

A China também viu a sua população cair pelo segundo ano consecutivo em 2023.

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