A urina varia de cor de amarelo claro a âmbar escuro, principalmente devido ao urocromo, um subproduto da decomposição normal das células vermelhas do sangue. À medida que essas células envelhecem, são quebradas, e o urocromo é produzido, o qual é então filtrado pelos rins e dá cor à urina. A intensidade dessa cor é um reflexo direto dos seus níveis de hidratação. Quanto mais hidratado você estiver, mais clara será sua urina.
Idealmente, a urina deve ser clara. No entanto, é essencial encontrar um equilíbrio.
Beber água em excesso pode levar à super-hidratação, que dilui eletrólitos vitais e pode causar intoxicação por água, uma condição rara mas séria que reduz os níveis de sódio no sangue para níveis perigosamente baixos. Esse risco é particularmente relevante para atletas e indivíduos envolvidos em atividade física prolongada.
Por outro lado, a ingestão insuficiente de água representa riscos de sub-hidratação, que pode resultar em desidratação, fadiga e desempenho cognitivo e físico fracos.
Vermelho ou rosa: Às vezes, comer alimentos como beterrabas ou frutas vermelhas pode tornar a urina vermelha ou rosa. No entanto, se notar que a urina permanece vermelha ou rosa ao longo do tempo, pode significar que tem sangue. Essa mudança é algo que não se deve ignorar, e é uma boa ideia falar com um médico sobre a mudança, pois pode ser um sinal de alerta para cânceres de bexiga e rins ou condições benignas como uma próstata aumentada.
Castanho escuro ou cor de chá: Pode ser um sinal de que não está a beber água suficiente. Se tem bebido bastante líquidos e a urina ainda está escura, pode ser um sinal de problemas no fígado ou outras questões de saúde.
Azul ou verde: Ver azul ou verde pode ser surpreendente, mas pode ser devido a certos medicamentos ou corantes em alimentos.
Amarelo vibrante: Vitaminas do complexo B podem tingir a urina com uma tonalidade amarelo vibrante. Esse efeito, embora inofensivo, é um bom lembrete de como a dieta e os suplementos podem influenciar as funções corporais.