Investigadores da Universidade de Jaén, em Espanha, usaram inteligência artificial e descobriam que o óleo de girassol refinado suporta até 20 frituras, enquanto o azeite extra virgem pode suportar até duas vezes mais.
Os cientistas implementaram um sistema inovador para entender a conservação e utilização do óleo e estabelecer o número máximo de frituras antes que substâncias indesejáveis geradas durante a utilização atinjam limites que não sejam saudáveis.
Os cientistas analisaram variáveis que influenciam a qualidade do óleo de cozinha, como acidez, próxidos e polifenóis do produto; o alimento que será frito; e o próprio processo de fritura, como tempo, quantidade e temperatura.
Com a análise feita, utilizaram técnicas de inteligência artificial para prever a vida útil do óleo de acordo com as condições de conservação e as características da embalagem.
O terceiro passo foi analisar as orientações de uso de cada um dos óleos.
Apesar dos resultados, a estimativa geralmente é reduzida por especialista que trabalham com o azeite – afirmam que o óleo pode ser utilizado até quatro ou cinco vezes para fritar, desde que os resíduos tenham sido retirados após cada utilização e não esteja queimado.