O processo de vacinação contra a Covid-19 continua a avançar. Desde janeiro que milhares de portugueses já foram vacinados, todavia ainda muitos mais terão que tomar a dose para atingirmos a tão desejada imunidade de grupo.
Sendo certo que existe uma grande expectativa e algum desconhecimento associado a esta vacinação, a verdade é que tem bastantes semelhança às outras vacinas que ao longo da nossa vida todos temos de tomar.
Uma boa forma de estarmos certos que a dose da vacina está a ter efeito, passa por estarmos atentos a alguns dos efeitos secundários que possam surgir após a injeção. Segundo a CDC, estes são os principais sintomas especiais associados ao processo de vacinação.
-
Dor na zona da injeção
As pessoas devem esperar sentir alguma dor junto do local exato do braço que for vacinado. Habitualmente este é um efeito secundário que perdura durante 24 horas, acabando por progressivamente se tornar mais ligeiro.
-
Fatiga
A fatiga que pode sentir após a primeira injeção é um sinal bastante positivo. Significa que o seu sistema imunitário está a atuar como esperado, avançando com a criação progressiva de anticorpos que vão mais tarde ser capazes de proteger todo o organismo.
-
Febre
Uma febre baixa é outro dos sintomas comuns que se podem registar. Pode acompanhar a sensação de fatiga e gerar algum desconforto. Todavia não deve ser considerado como um sinal preocupante. Mais uma vez, é a apenas o corpo a cumprir a sua função.
-
Estes sintomas são mais comuns após a segunda dose
Todos estes efeitos secundários aqui referidos nunca duram mais do que dois dias. De resto os especialistas parecem confirmar que estes sintomas são até mais comuns e prevalentes após a toma da segunda dose. Sendo certo que este tipo de respostas do organismo podem ser desconfortáveis, nunca devem ser motivo de preocupação. Não significam que esteja infetado com o coronavírus, apenas confirmam que o seu corpo está a criar uma resposta imunitária eficaz.