Os supermercados são especialistas em marketing, conhecem muito bem o comportamento do consumidor e quase sempre conseguem fazer com que ele acrescente algo à mais da lista de compras. Usam estratégias como música ambiente ou cartazes atraentes para obter o maior lucro possível. Por sua vez, os clientes procuram as melhores ofertas para não pagar mais do que o esperado.
É importante não se deixar levar pelos estímulos que o levam a consumir determinados produtos que não necessita. O especialista em comportamento do consumidor e professor de marketing da Universidade de Canterbury, Ekant Veer, partilhou como não cair nas armadilhas do supermercado.
Olhe para cima e para baixo e deixe as crianças em casa. Se deseja um produto, mas ele está colocado à altura dos olhos, deve olhar para a prateleira de baixo, pois lá pode haver produtos mais baratos . Quanto às crianças, “na indústria dos doces, os itens mais desejados estão, na verdade, no nível dos olhos das crianças, porque sabem que têm maior probabilidade de incomodar a mãe e o pai pedindo algo que podem ver”, diz Veer.
Deve evitar displays colocados no final do corredor, geralmente têm preços bastante altos.
Tente-se concentrar nas compras nos perímetros do supermercado e depois nos corredores onde estão as coisas de que precisa.
O especialista alerta que alguns supermercados criam novos produtos ou variam constantemente os preços para alterar a procura. Além disso, levam em conta que quando o cliente não entende a qualidade de um produto, procura outros fatores que o atraiam, como marcas de moda ou adesivos que anunciam prémios ou o melhor desconto.
O conselho mais prático é definir uma meta: estabeleça um limite de horário para entrar e sair de modo a evitar compras desnecessárias.