Avançam as férias de verão no continente europeu, e muitos portugueses já aproveitam a estação de calor para os convivas com os amigos, viajar em família ou estar com a pessoa amada. Mas há ainda aqueles que continuam a trabalhar normalmente e precisam adaptar-se de modo a não perder os melhores momentos dessa época do ano, tão esperada.
Em Portugal, é comum durante o ano, e principalmente nos meses de julho e agosto, as empresas oferecerem momentos de descontração entre os colaboradores fora do ambiente de trabalho. Conhecidos por “Happy Hour” (traduzido do inglês, “Hora Feliz”), tem por objetivo fazer com que os colaboradores criem relações de amizade e afinidade entre si.
Com toda essa aproximação, muitos acabam por nutrir sentimentos pelos colegas de trabalho, algo para além das relações de amizade. Mesmo sendo algo comum, diversos gestores não concordam com essas relações por temerem algum comprometimento na dinâmica de trabalho.
O Especialista em Relacionamentos, Maicon Paiva, observa como as relações nas empresas precisam ser tratadas com cuidado. “Como passamos muito tempo trabalhando, é normal, e natural, nutrir sentimentos pelos colegas de trabalho. Caso a aproximação seja mais que um namorico, deve-se ter em mente que é preciso manter o profissionalismo e evitar que os problemas pessoais interfiram no trabalho, especialmente quando há algum desentendimento entre o casal”.
Maicon Paiva, fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, traz-lhe 5 dicas sobre como conquistar a sua cara-metade no ambiente de trabalho:
Ofereça ajuda nos projetos profissionais: caso a pessoa que goste receba um projeto importante ou tenha que fazer hora extra, ofereça-se para ficar e ajudar. Além de se apresentar como uma boa pessoa, demonstrará o interesse em passar mais tempo com ela.
Leve algo que a pessoa goste de comer: quem nunca ficou feliz ao ganhar um petisco? Um chocolate ou até mesmo um rebuçado pode mostrar um carinho pela pessoa e a conquista torna-se mais fácil. Na ida ao café, pergunte se ela quer algo. Ela provavelmente ela pedirá algo que seja do seu agrado, e logo saberá os gostos dela.
Sair após o expediente: comece com um happy hour, com mais pessoas, para que a pessoa não pense que é um encontro. Após algumas saídas com o pessoal do trabalho, sugira um passeio a dois! Seja casual na hora de convidá-la para um encontro a sós. Faça parecer como se já fosse fazer algo e simplesmente decidiu chamá-la para acompanhá-lo. Assim, o convite parecerá menos intimidador.
Encontre algo em comum: ao se relacionar com um colega, arrisca-se a falar de trabalho a todo o momento. Mude a abordagem e pergunte sobre coisas que ela gosta de fazer nos momentos de lazer. São esses detalhes que estimulam o interesse, afinal, quer conhecê-la melhor.
Convide-a para um almoço: todos gostamos de uma boa refeição. Portanto, convide-a para ir a um restaurante ou simplesmente sente-se ao lado dela no refeitório. O almoço é uma excelente oportunidade para conversar. Se possível, leve a pessoa para comer num local afastado do trabalho, de modo a evitar os olhares curiosos.