Para além disso, este ano, Portugal receberá, em agosto, as Jornadas Mundiais da Juventude e estima-se que chegarão ao nosso país mais de 1,2 milhões de jovens. Tudo isto poderá originar alguns constrangimentos nos voos, com cancelamentos ou atrasos dos mesmos, levando a uma alteração dos planos dos viajantes. Segundo dados da AirHelp, a maior organização do mundo especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, entre Junho e Setembro de 2022, em Portugal, mais de 11 milhões de passageiros viajaram de avião, dos quais mais de quatro milhões (aproximadamente 39%) sofreu algum tipo de perturbação no seu voo (atraso ou cancelamento). Destes quatro milhões, mais de 286 mil passageiros tiveram direito a uma indemnização (que pode ir até 600€).
Face a um verão com grandes desafios, é possível que estes números aumentem significativamente, no mesmo período do presente ano. Assim, para prevenir e/ou evitar contratempos quando viajar de avião, a AirHelp oferece alguns conselhos:
– Selecione o melhor aeroporto. Para não começar logo com as férias ‘estragadas’, a AirHelp propõe que selecione o melhor aeroporto de partida, aumentando as hipóteses de chegar ao destino sem grandes percalços. De acordo com os dados da organização, os aeroportos portugueses com maior nível de cumprimento, entre os que registaram um tráfego superior a um milhão de passageiros no Verão passado, foram, por esta ordem: Faro, com mais de 70% dos passageiros que não sofreram qualquer constrangimento; em segundo lugar, o Aeroporto do Porto com 68% de passageiros e, no fim da lista, o Aeroporto de Lisboa com apenas 53% dos passageiros a não sofrer qualquer perturbação.
– Privilegie as companhias aéreas que apresentaram menor perturbação (e que viajem para o local selecionado). Em Portugal, no verão de 2022, as companhias aéreas com o maior volume de passageiros e também as mais fiáveis em termos de pontualidade foram, por esta ordem: SATA Air Açores com mais de 73% dos passageiros a não sofrer qualquer constrangimento; a Easyjet com 60% dos passageiros e, no fim da lista, a TAP Air Portugal com apenas 53% dos passageiros a não sofrer qualquer perturbação.
– Perturbações do tráfego aéreo noutros países. Os voos de e para alguns destinos podem ser cancelados ou sofrer atrasos. Em França, por exemplo, o apoio à greve nacional dos controladores aéreos poderá perturbar o tráfego aéreo este Verão e obrigar a desviar voos do espaço aéreo francês. Já no Reino Unido, a agitação laboral no aeroporto de Heathrow durante as férias da Páscoa obrigou a British Airways a cortar os voos e esta situação poderá repetir-se este Verão. Na Alemanha, a companhia aérea Lufthansa reduzirá a frequência de cerca de 34 mil voos nos próximos meses, à medida que a escassez de pessoal no sector da aviação continua.
– Perda de bagagem. De acordo com o relatório Baggage IT Insights 2023 da SITA, em média, mais de sete em cada 1000 bagagens registadas são extraviadas ou chegam atrasadas ao seu destino. Esta é uma situação mais frequente em voos internacionais ou quando existem voos de ligação. A AirHelp recorda que o passageiro afetado pode reclamar os atrasos e a bagagem perdida ou danificada. Saber mais sobre o tema aqui.
Direitos dos Passageiros Aéreos
De acordo com o Regulamento CE 261/2004, que regula os voos de partida ou chegada na União Europeia, os passageiros têm direito a uma indemnização por atrasos superiores a três horas, cancelamento do seu voo ou recusa de embarque. Os passageiros aéreos que tenham sofrido interrupções têm três anos para apresentar um pedido de indemnização e podem verificar a sua elegibilidade para uma indemnização de forma gratuita e apresentar um pedido de indemnização em questão de minutos através do formulário no site da AirHelp.
Aceda aqui ao mais recente Guia dos Direitos dos Passageiros Aéreos publicado pela AirHelp para conhecer os seus direitos e as situações em que poderá solicitar uma compensação.